O espaço dos indesejáveis: a circularidade da representação de estigma em um centro comercial de Porto Alegre

  • Marina Dantas de Figueiredo PPGA/EA/Ufrgs
  • Neusa Rolita Cavedon PPGA/EA/Ufrgs
Palavras-chave: representações sociais, estigma, hábitos de consumo, cultura organizacional

Resumo

O artigo resulta de estudo etnográfico sobre a construção de representações sociais no contexto de um centro comercial em Porto Alegre, onde a convivência de grupos diversos revela noções do senso comum estigmatizadas, que se incorporam à cultura organizacional. Uma das p rimeiras constatações é que a organização sofre influência de representações circulantes na sociedade, por meio das quais os grupos que convergem ao espaço podem ser identificados como “bons frequentadores” e “maus frequentadores”. Nota-se que a organização produz novas representações, por vezes carregadas de significações negativas e estigmatizantes, configurando hierarquias de poder simbólico entre os frequentadores. Igualmente, a sociedade produz representações sobre o espaço e seus frequentadores, que integram noções de senso comum e influenciam o desempenho organizacional. Finalmente, este trabalho visa contribuir para os estudos sobre cultura organizacional, na medida em que revela as representações sociais fundamentais para a construção de discursos e institucionalização de práticas organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Dantas de Figueiredo, PPGA/EA/Ufrgs
Doutoranda e Mestre em Administração pelo PPGA/EA/Ufrgs
Neusa Rolita Cavedon, PPGA/EA/Ufrgs
Doutora e Mestre em Administração pelo PPGA/EA/Ufrgs, Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/Ufrgs, professora associada da Escola de Administração da Ufrgs e pesquisadora do CNPq.
Publicado
2013-01-17
Como Citar
Figueiredo, M. D. de, & Cavedon, N. R. (2013). O espaço dos indesejáveis: a circularidade da representação de estigma em um centro comercial de Porto Alegre. Civitas - Revista De Ciências Sociais, 12(3), 579-594. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2012.3.13017