A religião como comunicação na era digital

  • Enzo Pace Universidade de Pádua
  • Giuseppe Giordan
Palavras-chave: religião, comunicação, internet

Resumo

Na era digital, as ciências sociais da religião começaram a enfrentar o problema de estudar um fenômeno novo e complexo: a comunicação religiosa mediada pelo computador. A Sociologia precisa encontrar instrumentos, categorias e metodologias para analisá-lo. Neste ensaio, nos concentramos no estado da arte do fenômeno e, também, em discutir a terminologia e sugerir uma metodologia de classificação e algumas orientações de leitura. Na verdade, o ciberespaço não é uma questão de trazer ordem para o “infinito sem sentido do real”, mas de ter em conta que as realidades são, no mínimo, duas e que, a partir de muitos pontos de vista, elas não pertencem sempre ao mesmo “mundo”. A noção de religião oferece rígidas evidências sociolinguísticas para o pesquisador, talvez mal-apropriado para estudar as comunidades virtuais de crença, com limites efêmeros e mutáveis, grupos de pessoas reunidos apenas na rede, sem qualquer conexão real com o outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enzo Pace, Universidade de Pádua
Doutor em Filosofia pela Universidade de Padova e professor de Sociologia da Religião da Universidade de Pádua.
Giuseppe Giordan
Ph.D. pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (Roma) e professor de Sociologia na Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Pádua.
Publicado
2013-01-17
Como Citar
Pace, E., & Giordan, G. (2013). A religião como comunicação na era digital. Civitas - Revista De Ciências Sociais, 12(3), 418-438. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2012.3.13008