Conexões explicativas entre desenvolvimento e capital social: Pesquisa piloto com dois casos comparados

  • Marília Ramos UFGRS
  • Juan Mario Fandino Mariño UFRGS
Palavras-chave: desenvolvimento, capital social, mobilidade social, integração social

Resumo

O presente artigo visa lançar respostas para se a seguinte questão: quais as diferenças, em termos do estoque de capital social, entre regiões com diferentes níveis de desenvolvimento? A hipótese geral que norteia o artigo é de que existe um conjunto de pré-requisitos sem os quais os esforços programáticos de desenvolvimento. Estes pré-requisitos derivam fundamentalmente do que poderíamos chamar “integração” ou “coesão” social. A pesquisa se constituiu num estudo piloto, o qual envolveu a população de urbana de dois municípios gaúchos que apresentam níveis diferentes de desenvolvimento e crescimento econômico: Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. Foi realizada uma descrição histórica das características gerais da ocupação da terra, processo de industrialização e mudanças estruturais; uma pesquisa sobre o potencial organizativo da região e, por fim, mediu-se a integração social (indicador do capital social), através do clássico levantamento de atitudes. Os dados encontrados corroboram em parte as hipóteses levantadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Ramos, UFGRS
P
Juan Mario Fandino Mariño, UFRGS
PhD em Sociologia (Universidade de Wisconsin), pós doutorado em Sociologia (Purdue University), professor do PPG em Sociologia da Ufrgs.
Publicado
2012-11-18
Como Citar
Ramos, M., & Mariño, J. M. F. (2012). Conexões explicativas entre desenvolvimento e capital social: Pesquisa piloto com dois casos comparados. Civitas - Revista De Ciências Sociais, 12(2), 378-394. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2012.2.11934