Diálogos entre Bruno Latour e Ulrich Beck: Convergências e divergências
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2012.1.11152Palavras-chave:
teoria social, teoria do ator rede (ANT), cosmopolitismo, Ulrich Beck, Bruno LatourResumo
Este texto tem por objetivo expor e refletir sobre o debate entre dois dos principais cientistas sociais da atualidade: Ulrich Beck e Bruno Latour. Contudo, sugiro ainda que esse debate transcende o nível de suas convergências e divergências nos fornecendo indicativos de algumas tendências nas humanidades. Um dos aspectos que pretendo discutir se refere ao que observo como uma “abertura antropológica” das ciências humanas, que de modo algum corresponde a sua antropologização. Argumento que em função da proliferação de crises, pela quais passam as instituições contemporâneas, sociólogos e cientistas políticos tendem a abrir seus esquemas macroexplicativos da realidade social ao escrutínio e à combinação de metodologias antropológicas como meio de encontrar bases para a construção de novos parâmetros que possam balizar projetos políticos normativos inclusivos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-05-18
Como Citar
Rotondaro, T. G. (2012). Diálogos entre Bruno Latour e Ulrich Beck: Convergências e divergências. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 12(1), 145–160. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2012.1.11152
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Copyright (c) 2016 Civitas - Revista de Ciências Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).