Os jovens da educação de jovens e adultos e o currículo

Entre vozes, sentidos e ecos

Autores

  • Leia Raquel de Almeida
  • Miriam Pires Correa de Lacerda

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Voz, Jovens

Resumo

O artigo ancora-se na pesquisa realizada com jovens estudantes de uma escola confessional, da rede privada de ensino, na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), e seus professores. O objetivo foi investigar, por meio da escuta, esses sujeitos da EJA e suas percepções sobre o currículo por eles vivenciados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, realizada mediante a análise de documentos, observação do cotidiano escolar, grupo focal com os jovens estudantes e questionário aplicado aos professores. A pesquisa reflete sobre um currículo que se desdobra na articulação de propostas interativas tendo presentes as demandas trazidas pela realidade dos estudantes, sem perder a rigorosidade acadêmica. Os achados do estudo apontam para a valorização das práticas docentes que colaboram para a emancipação dos estudantes. Já em relação aos professores, além de manifestarem comprometimento e gratidão pelo trabalho desenvolvido, apontam que, para além do espaço de socialização, a escola representa a oportunidade de um futuro melhor para os jovens. Com base nisso, o estudo ecoa sobre a potencialidade do currículo da EJA, na customização de propostas pedagógicas significativas a partir da matriz curricular da escola, que não é fechada. Espera-se, com essa investigação, contribuir para a abertura de outros espaços de escuta dos jovens e o desenvolvimento de propostas escolares numa perspectiva curricularmente inteligente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leia Raquel de Almeida

Pedagoga, especialista em Gestão Curricular Marista e Mestre em Gestão Educacional. 

Miriam Pires Correa de Lacerda

Formação e atuação em nota de rodapé Doutora em Educação pela UFRGS Pesquisadora e Professora Adjunta da Universidade FEEVALE.

Referências

DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 24, set/dez, p. 40- 52, 2003.

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e ensino médio: quem é este aluno que chega à escola. In:

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (Orgs.). Juventude e Ensino Médio: diálogo, sujeitos, currículos. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. São Paulo: Correz, 1987.

GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis: Vozes, 1986.

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. Desafios aos professores na construção de mudanças educacionais e curriculares: que possibilidades e que constrangimentos? Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 198-204, set./dez. 2010.

LEITE, Carlinda. Para uma escola curricularmente inteligente. Porto: Edições ASA, 2003.

PAIVA, Jane; MACHADO, Maria Margarida; IRELAND, Timothy. (Orgs.). Educação de jovens e adultos: uma memória contemporânea (1996-2004). Brasília, DF: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/ Ministério da Educação, 2004.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2006.

MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Currículo, Conhecimento e Cultura. In: Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Orgs.). Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p.1287-1302, set./dez.2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 5 out. 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2010.

PAIS, José Machado. Culturas juvenis. 2. ed. Lisboa: Imprensa Nacional, 2003.

PAIS, José Machado. Sociologia da vida quotidiana: teorias, métodos e estudos de caso. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais na Universidade de Lisboa, 2002.

Downloads

Publicado

2020-11-23

Como Citar

de Almeida, L. R., & Pires Correa de Lacerda, M. (2020). Os jovens da educação de jovens e adultos e o currículo: Entre vozes, sentidos e ecos. Caderno Marista De Educação, 10(1), e39610. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39610

Edição

Seção

Artigos