A escola é lugar de todos, e a diferença é normal

Autores

  • Paula Falcão Cruz Colégio Marista Champagnat
  • Vera Regina Cecílio Magnaguagno Colégio Marista Champagnat

Palavras-chave:

Escola. Inclusão. Diferença. Aprendizagem.

Resumo

Este estudo reflete acerca da escola, como lugar de todos, e que a inclusão é uma consequência desse direito, devendo ser assumida ética, política e responsavelmente pela comunidade educativa escolar. Discute-se o sentido da inclusão como direito, tornando o conceito compreensível às pessoas que aceitam a educação como direito de todos. Trabalha-se a viabilidade da inclusão pela transformação da escola. O texto discute ainda algumas características da escola, inclusiva a partir de três eixos norteadores: os desafios provocados pela inclusão, as práticas educativas que contemplam o desenvolvimento do pensamento, e as possibilidades que se abrem à educação escolar, a partir da implementação de políticas inclusivas.

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Biografia do Autor

Paula Falcão Cruz, Colégio Marista Champagnat

Pedagoga, Psicopedagoga e Orientadora Educacional do Colégio Marista Champagnat.

Vera Regina Cecílio Magnaguagno, Colégio Marista Champagnat

Pedagoga, Psicopedagoga e Orientadora Educacional do Colégio Marista Champagnat.

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Publicado

2011-12-31

Como Citar

Cruz, P. F., & Magnaguagno, V. R. C. (2011). A escola é lugar de todos, e a diferença é normal. Caderno Marista De Educação, 8. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37206

Edição

Seção

Artigos