Formação continuada para uso da tecnologia educacional

Autores

  • Jocelâine Minella Boeira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Palavras-chave:

Professor. Tecnologias da Informação e Comunicação. Formação Continuada.

Resumo

O mundo contemporâneo passa por constantes transformações e reconstruções, carregado de esperanças e incertezas. Isso se manifesta claramente na aproximação entre educação e tecnologias da informação e comunicação, exigindo um sistema educacional renovado, em que os professores precisam estar preparados, atualizados e informados para interagirem na sociedade atual, a chamada sociedade da informação ou do conhecimento. O presente artigo trata da importância da formação continuada dos professores no uso das tecnologias educacionais na prática pedagógica, a fim de oportunizar a aproximação docente com a tecnologia para vivenciar possibilidades e experiências articuladas ao desenvolvimento das ações em sala de aula e assim transpor para a prática a aprendizagem construída na formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jocelâine Minella Boeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professora de Tecnologia Educacional no Colégio Marista Aparecida de Bento Gonçalves, RS. Mestranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Especialista em Gestão das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação – MBA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Referências

MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 14.ed. Campinas: Papirus, 2008.

MATA, Maria Lutgarda. Informática na educação: realismo e utopia: tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, 1992.

MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

______. Aprendizagem significativa. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran /significativa.htm>. Acesso em: set. 2008.

______. O professor no contexto das novas tecnologias da comunicação e da informação. Canoas: s.d., 1997.

SANCHO J. M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

VALENTE, J. A. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista brasileira de informática na educação, São Leopoldo, n. 1, set. 1997.

______. Diferentes usos do computador na educação. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2008.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

Boeira, J. M. (2010). Formação continuada para uso da tecnologia educacional. Caderno Marista De Educação, 7. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/36950

Edição

Seção

Artigos