FLUXO CONTÍNUO DE PUBLICAÇÃO

2021-05-06

Seguindo a tendência das publicações científicas, especialmente do Portal de Periódicos da PUCRS, o Caderno Marista de Educação passará a adotar a PUBLICAÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO.

Em 2020, o Caderno passou a compor o Portal de Periódicos passado para uma publicação exclusivamente online, espaço esse de maior participação em se tratando de comunicação científica.

A publicação online apresenta inovações, como uma maior agilidade na publicação dos manuscritos que seguem o mesmo  fluxo interno de submissão, avaliação dos pareceristas, revisão e diagramação. O diferencial está, no entanto, em  logo após passar por esse processo, o  manuscrito é imediatamente publicado, sem a necessidade de esperar a composição completa dos fascículos.

Essa possibilidade inovadora da publicação em fluxo contínuo de artigos, relatos de experiências e resenhas promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas com inúmeras vantagens para os usuários.

Com a aplicação do fluxo contínuo, todas as edições do ano corrente permanecerão abertas (In progress)  e com isso, amplia-se a possiblidade de adequação aos requisitos para indexação em grandes bases de dados.

Essa ação não só trará uma maior aceleração e dinamicidade ao processo, como permitirá uma maior visibilidade aos trabalhos publicados, validando a revista cada vez mais nos espaços científicos, possibilitando um maior reconhecimento. Assim, tal mudança reforça o nosso compromisso com a comunidade científica.