Multilinguismo na sociedade atual: crescendo com duas ou mais línguas

Autores

  • Sofia Xanthopoulos Bordin Routemaster English School
  • Luciana Santos Pinheiro UFRGS

Palavras-chave:

bilingualism, multilingualism, multicultural.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o bilinguismo, alguns aspectos e sua aplicabilidade no mundo moderno. O trabalho fornece definições de como o bilinguismo e o multilinguismo são vistos por diferentes teóricos e apresenta alguns dos problemas e conflitos relacionados aos dois conceitos. Além disso, aprofunda o olhar para as semelhanças e diferenças da aquisição da primeira e segunda língua e o bilinguismo a partir do nascimento e mostra os desafios enfrentados por ambos, pais e crianças de famílias bilíngues. Igualmente, são discutidas as vantagens de ser bilíngue/multilingue na sociedade atual e são apresentados os resultados de uma pesquisa qualitativa feita com 11 bilíngues e a análise desta, baseada na classificação de bilinguismo de Skutnabb-Kangas (1988). Conclui-se que a linguagem é uma peça chave que define o nosso relacionamento com outros indivíduos e que multilinguismo é um fenômeno mundial no atual mundo multicultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Xanthopoulos Bordin, Routemaster English School

Pedagogical Coordinator Routemaster English School

Luciana Santos Pinheiro, UFRGS

UFRGS- doutoranda em linguistica aplicada

Downloads

Publicado

2012-03-30

Como Citar

Bordin, S. X., & Pinheiro, L. S. (2012). Multilinguismo na sociedade atual: crescendo com duas ou mais línguas. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 2(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/9936

Edição

Seção

Artigos