Português na sala de aula de inglês?

Autores

  • James Corcoran OISE-University of Toronto

Palavras-chave:

Primeira língua, Inglês como língua estrangeira, Crenças de professores, Formacão de professores, Escolas particulares de idiomas.

Resumo

Enquanto muitas escolas particulares de idiomas proibem ou restringem o uso da primeira língua (L1) na aula de inglês, pesquisas sobre contextos de ensino de inglês como língua estrangeira (ILE) indicam  os benefícios, tanto para alunos quanto para professores, do uso da L1 como uma ferramenta eficaz no processo de aprendizagem de segunda língua (L2).  Baseado em pesquisas recentes, este artigo explora os porquês de professores incluírem ou excluírem a L1 (usada por alunos e professores) da sala de aula de inglês como língua estrangeira para adultos. Duas escolas  particulares de inglês como língua estrangeira do nordeste do Brasil são o contexto dessa pesquisa de método misto. Os resultados incluem uma vasta lista  de razões pelas quais os professores incluem a L1 ou limitam o seu uso. A conclusão do artigo apresenta as implicações dos achados deste estudo para as escolas privadas de inglês como língua estrangeira, incluindo-se professores, formadores de professores e administradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

James Corcoran, OISE-University of Toronto

James is a doctoral student at The Ontario Institute for Studies in Education - University of Toronto. He has worked as an ESL/EFL teacher and teacher educator for the past 11 years.

Downloads

Publicado

2011-08-04

Como Citar

Corcoran, J. (2011). Português na sala de aula de inglês?. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 1(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/8349

Edição

Seção

Artigos