Considerações a respeito do uso exclusivo de língua-alvo em curso livre:

Autores

  • Natalie Leal Kobielski UFRGS
  • Ubiratã Kickhöfel Alves UFRGS

Palavras-chave:

uso de L1, língua-alvo, curso livre, aquisição de linguagem.

Resumo

O presente artigo enfoca a perspectiva dos professores de um curso livre que tem como um dos princípios o uso exclusivo da língua-alvo. A partir de uma fundamentação teórica que discute o papel da L1 em diferentes tipos de métodos e abordagens de ensino, que têm por base diferentes teorias de aquisição de linguagem, foi possível discutir sobre as motivações, vantagens e desvantagens do uso da L1 apontadas pelos professores, bem como a coerência entre tais fatores e o que acontece em sala de aula, em suas práticas de ensino. Questionários escritos e gravações de áudio das aulas dos professores constituíram os instrumentos para a coleta dos dados. Por meio deste estudo, foi possível constatar que não somente o bom senso dos professores com relação ao uso exclusivo da língua-alvo é fundamental, mas também que não é possível classificar a prática dos profissionais sob uma única concepção de aquisição de linguagem, ao ser considerada a relação entre teoria e prática dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-08-04

Como Citar

Kobielski, N. L., & Alves, U. K. (2011). Considerações a respeito do uso exclusivo de língua-alvo em curso livre:. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 1(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/8332

Edição

Seção

Artigos