Crenças sobre ser professor de inglês: esperanças e medos

Autores

  • Fernando Silvério de Lima Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

crenças, formação de professores, desafios, insegurança, Ensino de línguas

Resumo

A formação de professores de línguas é um processo complexo repleto de desafios para os graduandos e seus formadores. Neste artigo opto pela análise do lado dos futuros professores (graduandos). Trata-se de um estudo qualitativo interpretativista realizado com alunos de Letras em uma disciplina de língua inglesa. Por meio de atividades com filme problematizei questões da formação de professores com base nas crenças, expectativas, desafios e medos que esses professores idealizam na futura profissão. Os resultados sugerem insegurança por parte dos futuros professores, alguns medos com relação aos alunos(e.g., indiferença e indisciplina), fatores contextuais, e proficiência do professor, mas ao mesmo tempo crenças positivas sobre si mesmo enquanto futuro profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Silvério de Lima, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Letras (Linguística Aplicada) da Universidade Federal de Viçosa

Downloads

Publicado

2011-08-04

Como Citar

de Lima, F. S. (2011). Crenças sobre ser professor de inglês: esperanças e medos. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 1(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/8254

Edição

Seção

Artigos