O diálogo colaborativo e as tarefas colaborativas auxiliando na aprendizagem de inglês

Autores

  • Mirian Führ

Palavras-chave:

Aprendizagem de língua estrangeira, interação, diálogo colaborativo, teoria sociocultural.

Resumo

Este trabalho apresenta o diálogo colaborativo como possível mediador da aprendizagem de inglês como língua estrangeira e discute como esse tipo de diálogo promove a interação entre os alunos e, consequentemente, influencia na aprendizagem da língua alvo. Para tanto, busca embasamento teórico na teoria sociocultural e, principalmente, em Swain (2000), Swain e Lapkin (2001), Lima (2006), Lima e Pinho (2007), entre outros. Os dados obtidos com a realização de uma tarefa colaborativa com quatro alunos de nível pré-intermediário de inglês em um curso de idiomas foram analisados. A análise desses dados evidenciou a influência positiva do diálogo colaborativo para a aprendizagem de idiomas e constatou a necessidade de se empregar tarefas colaborativas no ensino de línguas nas aulas, como meio para se desenvolver as quatro habilidades linguísticas dos aprendizes.

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Publicado

2011-07-08

Como Citar

Führ, M. (2011). O diálogo colaborativo e as tarefas colaborativas auxiliando na aprendizagem de inglês. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 1(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/7557

Edição

Seção

Artigos