Integrando o Ensino Baseado em Tarefas e Pragmática

Algumas ideias práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2022.1.42606

Palavras-chave:

ensino de línguas baseado em tarefas, pragmática, plano de aula, CLIL

Resumo

O Task-based Language Teaching (TBLT), ou Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, em português, exige de seu aluno desenvoltura pragmática, porque privilegia interações comunicativas autênticas. Entretanto, muito pouco foi escrito sobre como combinar TBLT com pragmática em contextos de ensino. Este artigo oferece dois planos de aula que consideram tanto o TBLT quanto um aspecto pragmático específico, os atos de fala, com o objetivo de proporcionar ideias práticas para serem adaptadas a diferentes contextos. A situação contemplada no artigo considera como público-alvo alunos de primeiro ano do Ensino Fundamental falantes nativos de português de uma escola pública bilíngue, que adota o Content and Language Integrated Learning (CLIL). A disciplina é Ciências, e a aula é ministrada em inglês. As duas aulas são baseadas em uma versão adaptada de uma aula online assíncrona planejada e ministrada por mim em setembro de 2020, durante o surto de pandemia COVID-19. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Sarmento Travincas de Castro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Linguística pela Universidade de Taubaté (UNITAU), em Taubaté, SP, Brasil. Doutorando em Linguística pela PUCRS, em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão (SEDUC-MA), em São Luís, MA, Brasil. Secretário Executivo Bilíngue da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, MA, Brasil. 

Referências

Bygate, M., Skehan, P., & Swain, M. (2001). Introduction. In M. Bygate, P. Skehan, & M. Swain (Eds.), Researching pedagogic tasks: second language leaning, teaching and testing (pp. 1-20). Pearson.

Do Coyle, P. H., & Marsh, D. (2010). CLIL: Content and Language Integrated Learning. Cambridge University Press.

Ellis, R. (2009). Task-based language teaching: sorting out the misunderstandings. International Journal of Applied Linguistics, 19(3), 221-246. https://doi.org/10.1111/j.1473-4192.2009.00231.x

Ellis, R. (2013). Task-based language teaching: Responding to the critics. University of Sydney Papers in TESOL, 8, 1-27. https://web.p.ebscohost.com/abstract?direct=true&profile=ehost&scope=site&authtype=crawler&jrnl=18343198&AN=91951812&h=LiEkWNYMJC8y4hBON%2b4pVjGMiddXWAhNU%2bisywi%2fCM%2fZ%2bMDpqfrP4ty9T9hW7yrDihGbIL3xrpEtk%2fN70DjRBw%3d%3d&crl=c&resultNs=AdminWebAuth&resultLocal=ErrCrlNotAuth&crlhashurl=login.aspx%3fdirect%3dtrue%26profile%3dehost%26scope%3dsite%26authtype%3dcrawler%26jrnl%3d18343198%26AN%3d91951812

Figueiredo, F. J. Q. de. (2019). Vygotsky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. Parábola.

Freeman, D. L., & Anderson, M. (2011). Techniques and Principles in Language Teaching. Oxford University Press.

Huang, Y. (2006). Pragmatics. Oxford University Press.

O’Keeffe, A., Clancy, B., & Adolphs, S. (2011). Introducing pragmatics in use. Routledge.

Kim, M. Lee, H, & Kim, Y. (2018). Learning of Korean honorifics collaborative tasks: Comparing heritage and foreign language learners. In N. Taguchi, & Y. Kim (Eds.), Task-Based Approaches to Teaching and Assessing Pragmatics (pp. 28-54). John Benjamins Publishing Company.

Nunan, D. (2003). Practical English language teaching. McGrwa-Hill.

Oliveira, W. (2018). Linguística e ensino. In M. E. Martelotta (Ed.), Manual de linguística (pp. 235-242). Contexto.

Richards, J. C., & Rodgers, T. S. (2016). Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge University Press.

Richards, J. C. (2015). Key issues in language teaching. Cambridge University Press.

Taguchi, K. (2018). Task-bases approaches to teaching and assessing pragmatics: An overview. In N. Taguchi, & Y. Kim (Eds.), Task-Based Approaches to Teaching and Assessing Pragmatics (pp. 1-23). John Benjamins Publishing Company.

Willis, D., & Willis, J. (2009). Doing task-based teaching. Oxford University Press.

Wilson, V. (2018). Motivações pragmáticas. In M. E. Martelotta (Ed.). Manual de linguística. Contexto.

Downloads

Publicado

2022-08-22

Como Citar

Castro, L. S. T. de. (2022). Integrando o Ensino Baseado em Tarefas e Pragmática: Algumas ideias práticas. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 13(1), e42606. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2022.1.42606

Edição

Seção

Atividade Didática