Gamificação em um livro didático para aprendizes brasileiros de inglês
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2022.1.41062Palavras-chave:
gamificação, ensino da língua inglesa, criação de materiais didáticosResumo
A gamificação, ou seja, o uso de elementos de design de jogos em ambientes não relacionados a jogos, atraiu um crescente interesse acadêmico com diversos trabalhos publicados sobre a aplicação e a avaliação da gamificação na educação. O esforço extenuante para introduzir inovação nos livros didáticos e melhorar o engajamento dos alunos em sala de aula permitiu que a gamificação ganhasse terreno no ensino da língua inglesa. Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as estratégias implementadas para gamificar um livro didático para jovens brasileiros aprendizes de inglês. Além disso, pretende-se também contribuir para a criação de materiais didáticos ao descrever alguns princípios de design de jogos. As implicações pedagógicas e de design decorrentes das estratégias adotadas no livro examinado incluem a oferta de uma variedade de elementos de design de jogos em vários níveis de abstração (padrões de design de interface de jogos, padrões e mecânicas de design de jogos, princípios e heurísticas de design de jogos, e modelos de jogos). Finalmente, o texto compartilha algumas reflexões sobre a importância de criar um ambiente de aprendizagem centrado no aluno com base em uma gamificação significativa.
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