Gamificação em um livro didático para aprendizes brasileiros de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2022.1.41062

Palavras-chave:

gamificação, ensino da língua inglesa, criação de materiais didáticos

Resumo

A gamificação, ou seja, o uso de elementos de design de jogos em ambientes não relacionados a jogos, atraiu um crescente interesse acadêmico com diversos trabalhos publicados sobre a aplicação e a avaliação da gamificação na educação. O esforço extenuante para introduzir inovação nos livros didáticos e melhorar o engajamento dos alunos em sala de aula permitiu que a gamificação ganhasse terreno no ensino da língua inglesa. Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as estratégias implementadas para gamificar um livro didático para jovens brasileiros aprendizes de inglês. Além disso, pretende-se também contribuir para a criação de materiais didáticos ao descrever alguns princípios de design de jogos. As implicações pedagógicas e de design decorrentes das estratégias adotadas no livro examinado incluem a oferta de uma variedade de elementos de design de jogos em vários níveis de abstração (padrões de design de interface de jogos, padrões e mecânicas de design de jogos, princípios e heurísticas de design de jogos, e modelos de jogos). Finalmente, o texto compartilha algumas reflexões sobre a importância de criar um ambiente de aprendizagem centrado no aluno com base em uma gamificação significativa. 

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Biografia do Autor

Claudio de Paiva Franco, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil; mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

Franco, C. de P. (2022). Gamificação em um livro didático para aprendizes brasileiros de inglês. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 13(1), e41062. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2022.1.41062

Edição

Seção

Artigos