Uma análise do conhecimento implícito para a área de aquisição de segunda língua – ASL

Autores

  • Adriana Riess Karnal UNISINOS- RS

Palavras-chave:

implicit knowledge, second language acquisition, symbolic paradigm, conexionism.

Resumo

O presente artigo faz uma retrospectiva da discussão sobre conhecimento implícito e

suas implicações para a ASL. Contrastamos os paradigmas simbólico e conexionista, bem como

a forma na qual a cognição em cada um deles está organizada. Além disso, descrevemos em

que medida a perspectiva interacionista pode ser articulada em um modelo cognitivo. A

questão da interface e o problema do acesso são revisitados porque dizem respeito à linguagem

abarcadas pela gramática universal. Por outro lado, o conexionismo orienta o olhar para a

importância de mecanismos internos, tal como a memória e sua relação com o input. Ainda que

as duas abordagens sejam distintas, ambas reconhecem que a maior parte da aprendizagem

ocorre implicitamente. Ao abarcar o fenômeno de aquisição de língua estrangeira por

diferentes olhares, entendemos que outros conhecimentos emergem, de modo que novos

modelos contemplem o input, interação e cognição.

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Publicado

2012-12-04

Como Citar

Karnal, A. R. (2012). Uma análise do conhecimento implícito para a área de aquisição de segunda língua – ASL. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 3(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/10535

Edição

Seção

Artigos