Questões sobre o trabalho com gêneros textuais na sala de aula de língua estrangeira: uma discussão sob a ótica bakhtiniana
Palavras-chave:
text genre, foreign language teaching, National Curriculum ParametersResumo
Este artigo traz uma reflexão sobre a importância da exploração dos gêneros textuais na aula de língua estrangeira como ferramenta de acesso a diferentes línguas e organizações sociais. Para isso, apresenta-se uma breve revisão do conceito de gênero para o Círculo de Bakhtin. Em seguida, são trazidas algumas observações sobre o trabalho com gêneros textuais em língua materna e estrangeira, sempre com referência nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o terceiro e quarto ciclos escolares. A concepção de língua presente nos Parâmetros e a encontrada na obra do Círculo são perfeitamente condizentes, mas apesar de a utilização dos gêneros dar conta dos objetivos do ensino de línguas presentes naquele documento, esse trabalho ainda não foi sistematizado a ponto de alcançar as salas de aula e materiais didáticos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.