Questões sobre o trabalho com gêneros textuais na sala de aula de língua estrangeira: uma discussão sob a ótica bakhtiniana

Autores

  • Carla de Aquino PUCRS

Palavras-chave:

text genre, foreign language teaching, National Curriculum Parameters

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre a importância da exploração dos gêneros textuais na aula de língua estrangeira como ferramenta de acesso a diferentes línguas e organizações sociais. Para isso, apresenta-se uma breve revisão do conceito de gênero para o Círculo de Bakhtin. Em seguida, são trazidas algumas observações sobre o trabalho com gêneros textuais em língua materna e estrangeira, sempre com referência nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o terceiro e quarto ciclos escolares. A concepção de língua presente nos Parâmetros e a encontrada na obra do Círculo são perfeitamente condizentes, mas apesar de a utilização dos gêneros dar conta dos objetivos do ensino de línguas presentes naquele documento, esse trabalho ainda não foi sistematizado a ponto de alcançar as salas de aula e materiais didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-03-30

Como Citar

Aquino, C. de. (2012). Questões sobre o trabalho com gêneros textuais na sala de aula de língua estrangeira: uma discussão sob a ótica bakhtiniana. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 2(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/10112

Edição

Seção

Artigos