Interlíngua no processo de aprendizagem do português brasileiro na modalidade em Tandem utilizando o aplicativo Hello Talk

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31991

Palabras clave:

interlíngua, aprendizagem de português como língua estrangeira, aprendizagem em tandem.

Resumen

A tecnologia dos dias atuais tem se mostrado essencial para diversas tarefas de nosso cotidiano, incluindo a aprendizagem de línguas. Nesse contexto, a modalidade de aprendizagem em tandem se expandiu significativamente (Telles; Vassalo, 2006; Souza, 2007; Telles; Ferreira, 2010). Basicamente, o tandem requer que dois interactantes aprendam a língua um do outro, de modo colaborativo. A correção ou o feedback são elementos essenciais nessa modalidade. Para o presente trabalho, parte de um projeto disciplinar do curso de Letras – Inglês da Universidade do Estado do Pará (UEPA), destacamos a aprendizagem em tandem no aplicativo Hello Talk de uma alemã, aprendente de português brasileiro, com uma brasileira, aprendente de inglês e alemão.
Observamos, especificamente, a interlíngua da aprendente de português, partindo do princípio de que erros são parte deste processo complexo (Spinassé, 2006) de aquisição de uma língua, com sistematicidade, variabilidade (Henriques, 2012) e estágios específicos.

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Publicado

2018-09-19

Cómo citar

da Silva, E. S. C. (2018). Interlíngua no processo de aprendizagem do português brasileiro na modalidade em Tandem utilizando o aplicativo Hello Talk. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 9(1), 207–222. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31991

Número

Sección

Artículos