Efeitos da instrução articulatória das vogais médias baixas do português (L3) no espanhol (L1) e no inglês (L2): um estudo de caso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31990

Palabras clave:

multilinguismo, desenvolvimento trilíngue, transferência linguística, Sistemas Dinâmicos Complexos.

Resumen

Este trabalho, à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (de BOT, 2017), investiga a premissa de que uma mudança em qualquer parte do sistema linguístico pode gerar alterações nas demais partes. Conduziu-se um estudo longitudinal com um aprendiz trilíngue, residente no Brasil, falante de espanhol (L1), inglês (L2) e português (L3). Tal estudo contou com instrução formal
por 4 meses, de base comunicativa e articulatória, acerca das vogais médias baixas do Português Brasileiro (L3). Visou-se a causar uma modificação acelerada no sistema fonético-fonológico de L3 do aprendiz, para se verificar se tal modificação ocasionaria efeitos sobre a L1 e L2. As coletas contaram com listas de palavras nas três línguas referidas e ocorreram anteriormente, durante
e ao término da instrução formal, totalizando 5 coletas. Os achados deste estudo longitudinal evidenciaram que as alterações no português (L3) causaram modificações na produção vocálica dos demais sistemas, devido à interconexão dos sistemas do falante multilíngue.

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Publicado

2018-09-19

Cómo citar

Pereyron, L., & Alves, U. K. (2018). Efeitos da instrução articulatória das vogais médias baixas do português (L3) no espanhol (L1) e no inglês (L2): um estudo de caso. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 9(1), 167–189. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31990

Número

Sección

Artículos