Efeitos retroativos do exame Celpe-Bras nas práticas de formação dos professores de um instituto brasileiro no exterior

Autores/as

  • Everton Vargas da Costa Framingham State University

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31107

Palabras clave:

formação de professores, português como língua adicional, Celpe-Bras, efeito retroativo.

Resumen

O presente trabalho tem o objetivo de descrever e analisar o efeito retroativo do exame Celpe-Bras nas práticas de formação de professores de português como língua adicional em um instituto brasileiro no exterior. O paradigma teórico adotado entende que o trabalho pedagógico dos professores é organizado por práticas dialogadas e colaborativas em que os participantes aprendem a ensinar
na interação com seus pares (Pérez Gómez, 1995; Nóvoa, 1995; FCC, 2011). No instituto, o efeito retroativo do exame Celpe-Bras contribui para tais interações redimensionando as práticas de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. A partir da observação participante e da análise etnográfica dos dados, discute-se a dimensão local dos impactos do Celpe-Bras, envolvendo aspectos micro e macrossociais, como aquisição de terminologia específica e compreensão do projeto político subjacente ao exame. Além disso, pela participação e engajamento em reuniões pedagógicas, os professores aprimoram suas habilidades de trabalho com o construto do Celpe-Bras e constroem trajetórias pedagógicas dos professores como profissionais mais experientes no instituto.

 

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Biografía del autor/a

Everton Vargas da Costa, Framingham State University

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor de Espanhol e Português na Framingham State University. Pesquisa sobre práticas de formação de professores e tem publicações em periódicos brasileiros e norte-americanos sobre elaboração de materiais didáticos, pedagogia de projetos, avaliação da aprendizagem e formação de professores de português. Organizou coletânea de artigos “Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira pelo Mundo: Experiências do Programa de Leitorado do Brasil”, a ser lançado em 2018 pela editora Boa Vista Press.

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Publicado

2018-09-19

Cómo citar

Vargas da Costa, E. (2018). Efeitos retroativos do exame Celpe-Bras nas práticas de formação dos professores de um instituto brasileiro no exterior. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 9(1), 190–206. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31107

Número

Sección

Artículos