A internacionalização no ifsul e a relevância da língua estrangeira para o desenvolvimento acadêmico e científico da instituição
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28562Palabras clave:
internacionalização, formação de professores, ensino de língua estrangeira, políticas linguísticas.Resumen
Preparar estudantes para o processo constante de internacionalização da Educação é uma tarefa muitas vezes complexa, uma vez que tanto as tecnologias quanto as práticas de ensino estão em contínua mudança, tornando-se elas cada vez mais globais e menos únicas a um povo, a uma
única cultura. Uma instituição que antes delimitava e realizava suas pesquisas em seu próprio país, agora, no século XXI, precisa estabelecer relações e buscar parcerias de Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e internacionais para a elaboração, execução e coleta de dados de pesquisa. O objetivo deste trabalho, por conta desta realidade, é apresentar um estudo sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense – IFSUL, uma instituição que não tem medido esforços e tem estado em um constante movimento para que a internacionalização
se estabeleça de forma profícua. São analisadas a atuação do IFSUL em projetos do Governo Federal e a capacitação tanto linguística como pedagógica dos professores para com seus alunos, na medida em que avalia também as iniciativas tomadas pela Instituição ante o cenário global. As
iniciativas abordadas pela Instituição para a ocorrência da internacionalização são averiguadas pelos princípios apontados por Green (2005), bem como são trazidas sugestões pertinentes sobre o que poderia ser feito para que o trabalho constante sobre o referido tema seja cada vez mais satisfatório.
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