Análise dos elementos culturais presentes em um livro didático para o ensino de língua inglesa para jovens

Autores/as

  • Laura Braghini Zampieri Universidade do Estado de São Paulo (UNESP)
  • Ana Cristina Biondo Salomão Universidade do Estado de São Paulo (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28199

Palabras clave:

ensino-aprendizagem de língua inglesa, cultura, livro didático.

Resumen

Atualmente, uma considerável parte do ensino e aprendizagem de língua inglesa é baseada em livros didáticos, principalmente aqueles produzidos por grandes editoras para serem distribuídos em escala global. Tendo em vista que professores interagem em sala de aula com as visões que um material didático traz sobre cultura, há que se considerar que tenham uma perspectiva crítica ao implementá-lo. Analisamos o tratamento dado ao componente cultural em um livro didático de inglês para jovens, intitulado Got it! Starter (2011), geralmente usado em escolas de idiomas para
alunos iniciantes, baseando-nos em perspectivas contemporâneas de cultura e interculturalidade em sala de aula de língua estrangeira. Os resultados apontam para a necessidade da análise criteriosa do professor sobre os produtos e práticas culturais apresentados e de estratégias de
transgressão em sala de aula para desenvolver habilidades interculturais críticas por meio de reflexão sobre os conteúdos e não de aceitação irrefletida e passiva. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Cristina Biondo Salomão, Universidade do Estado de São Paulo (UNESP)

Department of Modern Languages

Citas

Bax, Stephen. 2003. CALL: past, present and future. System, 31, p. 13-28.

Byrd, Pat & Schuemann, Cynthia. 2014. English as a Second/Foreign Language Textbooks: How to Choose Them – How to Use Them. In: Celce-Murcia, Marianne, Brinton, Donna M., & Snow, Marguerite Ann (eds.). Teaching English as a Second or Foreign Language. Boston: Heinle. pg. 380-393.

Bowen, Philippa & Delaney, Denis. 2011. Got it! Starter. Oxford: Oxford University Press.

Chaves, Eduardo. 1999. Tecnologia na educação, ensino a distância, e aprendizagemmediada pela tecnologia. Revista de Educação, PUC-Campinas, 3(7), p. 29-43. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/421/401>. Acesso em: 24/11/2017.

Conselho da Europa 2001. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA. Disponível em: <http://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf>. Acesso em: 10/05/2017.

Dourado, Maura Regina & Poshar, Heliane Andrade 2010. A Cultura na Educação Linguística no Mundo Globalizado. In: Santos, Percilia & Ortíz Alvarez, Maria Luisa (orgs.) Língua e Cultura: no contexto de português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores. p. 33-52.

Eagleton, Terry. 2011. A ideia de cultura. Trad. Sandra Castello Branco, revisão técnica Cezar Mortari. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP.

Kramsch, Claire. 2013. Language and Culture. In: Simpson, James (eds.). The Routledge Handbook of Applied Linguistics. New York: Routledge, p. 305-317.

______. 2009. Cultural perspectives on language learning and teaching. In: Knapp, Karlfried & Seidlhofer, Barbara (eds.). Handbook of foreign language communication and learning. Berlin: Mouton de Gruyter. p. 219-245.

Liddicoat, Anthony J. 2011. Language Teaching and Learning from an Intercultural Perspective. In: Eli Hinkel (eds.). Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning (v. II). New York: Routledge. p. 837-855.

Liddicoat, Anthony J. & Scarino, Angela. 2013. Intercultural Language Teaching and Learning. Malden, MA: Wiley-Blackwell.

Moran, Patrick R. 2001. Defining Culture. In: Patrick R. Moran Teaching Culture: Perspectives in Practice. Canada: Heinle & Heinle. p. 23-33.

Salomão, Ana Cristina Biondo. 2012. A cultura e o ensino de língua estrangeira: perspectivas para a formação continuada no projeto Teletandem Brasil. 270 f. Tese de Doutorado em Estudos Linguísticos, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto.

______. 2015. O componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas: desenvolvimento histórico e perspectivas na contemporaneidade. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 54(2), p. 361-392.

Publicado

2017-12-31

Cómo citar

Zampieri, L. B., & Salomão, A. C. B. (2017). Análise dos elementos culturais presentes em um livro didático para o ensino de língua inglesa para jovens. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 8(2), 317–334. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28199

Número

Sección

Artículos