Os precedentes históricos da navegação aérea baseada em instrumentos: necessidade, surgimento e evolução

Authors

  • Frederico de Araújo Portilho Pontificia Universidade Catolica de Goiás PUC-GO
  • Salmen Chaquip Bukzem Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-703X.2015.1.21165

Keywords:

por instrumentos, História da Aviação, Navegação aérea, Auxílios à navegação, Rádio-Navegação, CNS/ATM

Abstract

Resumo: Este trabalho apresenta um levantamento histórico a cerca da prática do voo por instrumentos, isto é, onde a navegação aérea é praticada sem que o piloto necessite de referencias com o horizonte externo à aeronave bem como sobre o terreno sobrevoado para que possa se orientar e localizar. São apontados os fatores históricos referentes a necessidade de se voar em condições de meteorologia adversas e período noturno, situações que justificaram a adoção de recursos que permitiriam o voo seguro das aeronaves mesmo em tais condições desfavoráveis. O desenvolvimento do trabalho traz de forma cronológica à implantação dos auxílios a navegação ao longo do mundo, destacando sua importância, detalhes técnicos e fatores que levaram a avanços e melhorias nos auxílios à navegação e procedimentos para pousos e decolagens, tal como durante o voo em rota. Ao longo da discussão histórica apresentada são dispostas de forma separada as características operacionais dos auxílios à navegação baseados em solo, já considerados defasados pelo fato de serem os primeiros colocados em serviço, assim como a necessidade de novas tecnologias de navegação aérea, discutidas na década de 1980 pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) através do comitê de Sistemas de Navegação Aérea do Futuro (FANS) o qual trouxe os conceitos de Comunicação, Navegação e Vigilância aérea baseados em satélites (CNS/ATM) de modo a otimizar e tornar mais eficiente o fluxo de tráfego aéreo no mundo todo, em especial em localidades de maior densidade.

 

************************************************************************************************************************************************************************************************************

 

The historical precedents for instrument-based air navigation: need, appearance and evolution

Abstract: This article presents a historical survey about the practice of instrument based flight, where air navigation is practiced without the pilot requirements to have references at the same time to the external horizon of the aircraft and on the airspace over so you can get your bearings and locate. The historical factors are pointed out concerning the need to fly in adverse weather conditions and at nighttime situations that justified the adoption of features that allow the safe flight of aircraft, even in such unfavorable conditions. The development work brings chronologically the implementation of aid to navigation throughout the world, highlighting its importance, technical details and factors that led to advances and improvements in navigation aids and procedures for takeoffs and landings, as while flying in route. Along the historical discussion presented are arranged separately, operating characteristics of navigational aids based on ground already considered outdated by being the first put into service, as well as the need for new air navigation technologies discussed in the decade of 1980 by the International Civil Aviation Organization (ICAO) through of the Future Air Navigation Systems Committee (FANS) which brought the concepts of Satellite-Based Communication, Air Navigation and Surveillance (CNS/ATM) in order to optimize and make more efficient air traffic flows worldwide, especially in higher-density locations.

Keywords: Instrument-flight; Aviation history; Air navigation; Navigation-aid; CNS/ATM

Author Biography

Frederico de Araújo Portilho, Pontificia Universidade Catolica de Goiás PUC-GO

Bacharelando em Ciências Aeronáuticas

References

Borges VP. O que é história? Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense; 1996.

Monteiro RF. Aviação: construindo a sua história. Goiânia: Editora da UCG; 2002.

Kayton M, Fried WR. Avionics navigation systems. 2ª ed. New York: John Wiley & Sons Inc.; 1997.

Helfrick, Albert. Principles of avionics. 2ª ed. Leesburg: Avionics Communications Inc.; 2002.

Lankford TT. Understanding aeronautical charts. 2ª ed. Blue Ridge Summit: TAB Books; 1996.

Wilkinson R. Aircraft structures and systems. London: Longman Publishing Inc.; 1996.

Avanzi DM. Radiocomunicação digital: sinergia, produtividade e a alta performance. São Paulo: Scortecci; 2010.

Williams JR. The art of instrument flying. Blue Ridge Summit: TAB Books; 2003.

Johnston J. Avionics for pilot. Shrewsbury: Airlife Publishing; 1998.

Junior P. Regulamentos de tráfego aéreo: vôo por instrumentos. 22ª ed. São Paulo: Editora ASA; 2008.

Munson K. Civil airliners since 1946. 2ª ed. London: Blandford Press; 1975.

Salvat. Biblioteca Salvat de grandes temas: A Aviação. Rio de Janeiro: Editora Salvat do Brasil; 1979.

Basílio et al. Controle de Tráfego Aéreo: Panorama Atual e Perspectivas. Revista Conexão Sipaer. 2011;2(3):113-129.

Published

2015-12-15

Issue

Section

Articles