Memória e História Oral entre os imigrantes alemães no Sul do Brasil: o caso da família Schmitt

Autores/as

  • Rodrigo Trespach

Palabras clave:

Memória, História Oral, imigrantes alemães

Resumen

O presente artigo analisa a imigração alemã no sul do Brasil no caso específico da colônia de Três Forquilhas, fundada em 1826 - sob a ótica da história oral. Tentaremos compreender como uma família de imigrantes alemães contou suas histórias e como elas foram repassadas aos seus descendentes e até onde podemos relativizar o relato oral com outros documentos, no caso aqui, o documento escrito, produzido algumas gerações após o evento histórico narrado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Trespach

Nasci em Osório, no Rio Grande do Sul, em 1978. Sou casado desde 1997 com Gisele da Silva Francisco e pai de Rodrigo Trespach Jr, nascido em 1999. Iniciei meus estudos em História na FACOS/CNEC (RS) em 2008, e atualmente sou estudante da UNIASSELVI (SC). Sou membro da AELN – Academia de Escritores do Litoral Norte, como sócio-fundador, colunista do Portal Litoralmania e autor de vários artigos para jornais, revistas e outras publicações além de "Passageiros no Kranich" e "Borger, Justin, Schmitt e outras famílias de origem germânica". Pesquiso a imigração alemã para o Rio Grande do Sul, especificamente para o Litoral Norte, há 12 anos. Me dedico a pesquisas de famílias com origem no Hessen, Renânia do Norte Westfália, Renânia Palatinado e Sarre, que se estabeleceram no litoral norte gaúcho a partir de 1826, com enfâse naquelas que professam o credo evangélico (luteranas e reformadas).

Publicado

2010-11-08

Cómo citar

Trespach, R. (2010). Memória e História Oral entre os imigrantes alemães no Sul do Brasil: o caso da família Schmitt. Oficina Do Historiador, 2(1), 66–77. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/oficinadohistoriador/article/view/7752

Número

Sección

Artículos