Arte, Imagem e Fotografia: um diálogo possível entre Roland Barthes, Walter Benjamin e Jacques Rancière
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3748.2016.1.20316Palabras clave:
História, Filosofia, ArteResumen
O presente artigo objetiva estabelecer um diálogo entre três autores que escreveram trabalhos importantes sobre a relação da arte com as imagens e a fotografia. Enquanto os pensamentos de Roland Barthes e Walter Benjamin se assemelham, Jacques Rancière apresenta uma postura dissonante ao analisar arte, imagem e fotografia no interior do que ele chama de regime estético das artes.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. [s. d.] Disponível em: <http://ideafixa.com/wp-content/uploads/2008/10/texto_wbenja-mim_a_arte_na_era_da_reprodutibilidade_tecnica.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2015.
___________. Pequena História da Fotografia. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996. p. 91-107.
RANCIÈRE, Jacques. A comunidade estética. Revista Poiésis, Niterói, n. 17, p. 169- 187, jul. 2011a. Disponível em: <http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis17/Poiesis_17_ TRAD_Comunidade.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2015.
____________. A partilha do sensível. São Paulo: EXO experimental org.; Ed. 34, 2009a.
_____________. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012a.
_____________. O inconsciente estético. São Paulo: Ed. 34, 2009b.
_____________. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012b.
_____________. Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. São Paulo: Iluminuras, 2011b.