Correspondência, gênero e imagens: pensando a trajetória da pintora Artemísia Lomi Gentileschi

Autores/as

  • Cristine Tedesco Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3748.2016.1.20290

Palabras clave:

Trajetória de vida. Correspondência. Relações de gênero. Imagens.

Resumen

Este artigo integra um estudo sobre a trajetória de vida de Artemísia Lomi Gentileschi (1593-1654), por meio do qual buscamos entender sua atuação como mulher e como pintora. Trabalhamos com a produção pictórica de Artemísia, destinada principalmente à Corte da família Medici de Florença, e com sua correspondência, endereçada a negociantes de suas obras – entre eles mercadores, diplomatas, duques, membros de academias de arte e mecenas da Península Itálica. Ao analisarmos as fontes escritas e imagéticas fomos norteados por um questionamento: se o sujeito se constrói e se representa na escrita, poderia fazê-lo também em imagens? Além disso, o artigo se propõe a pensar como as questões de gênero se configuram na escrita e na obra pictórica de Artemísia Lomi Gentileschi. Realizamos uma investigação atrelada às discussões de gênero, pois entendemos que as relações de poder entre o feminino e o masculino são construídas culturalmente e que as identidades de homens e mulheres possuem origens sociais (SCOTT, 1990).

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Biografía del autor/a

Cristine Tedesco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - bolsista CAPES. Mestra em História pela Universidade Federal de Pelotas (2011-2013). Graduada em História pela Universidade de Caxias do Sul (2011). Desenvolve estudos sobre a trajetória de vida de Artemísia Lomi Gentileschi (1593-1654), pintora do período barroco caravaggesco, procurando entender a intensa relação entre a vida e a obra da pintora responsável pela introdução do caravaggismo em Florença. A pesquisa está situada entre duas áreas do conhecimento, História e Artes Visuais, privilegiando principalmente dois tipos de fontes, as obras pictóricas produzidas por Artemísia e sua produção epistolar.

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Publicado

2016-06-29

Cómo citar

Tedesco, C. (2016). Correspondência, gênero e imagens: pensando a trajetória da pintora Artemísia Lomi Gentileschi. Oficina Do Historiador, 9(1), 305–324. https://doi.org/10.15448/2178-3748.2016.1.20290