Correspondência, gênero e imagens: pensando a trajetória da pintora Artemísia Lomi Gentileschi
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3748.2016.1.20290Palabras clave:
Trajetória de vida. Correspondência. Relações de gênero. Imagens.Resumen
Este artigo integra um estudo sobre a trajetória de vida de Artemísia Lomi Gentileschi (1593-1654), por meio do qual buscamos entender sua atuação como mulher e como pintora. Trabalhamos com a produção pictórica de Artemísia, destinada principalmente à Corte da família Medici de Florença, e com sua correspondência, endereçada a negociantes de suas obras – entre eles mercadores, diplomatas, duques, membros de academias de arte e mecenas da Península Itálica. Ao analisarmos as fontes escritas e imagéticas fomos norteados por um questionamento: se o sujeito se constrói e se representa na escrita, poderia fazê-lo também em imagens? Além disso, o artigo se propõe a pensar como as questões de gênero se configuram na escrita e na obra pictórica de Artemísia Lomi Gentileschi. Realizamos uma investigação atrelada às discussões de gênero, pois entendemos que as relações de poder entre o feminino e o masculino são construídas culturalmente e que as identidades de homens e mulheres possuem origens sociais (SCOTT, 1990).
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