História da via férrea na zona sul de Porto Alegre
Keywords:
Porto Alegre, Estrada de Ferro, Trenzinho da Tristeza.Abstract
No final do século XIX foi aberta, pela Intendência Municipal de Porto Alegre, a primeira e única via férrea que viria a interligar alguns bairros da Zona Sul da cidade. Também chamada de Estrada de Ferro do Riacho, porque se situava à beira do Arroio Dilúvio, a linha do trem chegou a ter quase catorze quilômetros de extensão, desde o seu início na Estação Ildefonso Pinto no Centro, até seu final de linha no Balneário da Pedra Redonda, em Ipanema. O presente estudo pretendeu não só apresentar um histórico acerca desta ferrovia como também ilustrar momentos de Porto Alegre Antigo, com seus arrabaldes margeados pelas águas do Guaíba e atendidos pela locomotiva mais conhecida como “O Trenzinho da Tristeza”.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Oficina do Historiador implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Oficina do Historiador as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.