Entre a farda e o pince-nez: a influência da Academia Real Militar na formação do Exército brasileiro
Keywords:
Exército, Império, Modernidade, História das Idéias.Abstract
Este artigo tem por objetivo tratar da relação entre as concepções teóricas presentes no Estatuto da Academia Real Militar e o discurso do Exército expresso no jornal O Militar. Analisar essa conexão é um dos objetivos da pesquisa que desenvolvo no Programa de Pós-Graduação em História da PUC-RS, cuja problemática é entender como se deu a formação do Exército e sua participação na política luso-brasileira durante a primeira metade do século XIX. Ao falar sobre a formação desse corpo técnico do Estado, que é o Exército, procuro destacar o papel da Academia Real Militar, pois vejo na formação acadêmica dos militares o embasamento teórico da ideologia presente no discurso que proferiram no jornal O Militar. Portanto, levanto a hipótese de que existiu ampla participação do Exército na política luso-brasileira durante a primeira metade do século XIX e, que as movimentações políticas dos militares foram fomentadas pelo treinamento da Academia Militar, sendo essa instituição produto e elemento disseminador do pensamento militar da época, cuja base é o desenvolvimento e aplicação da ciência moderna.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Oficina do Historiador implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Oficina do Historiador as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.