“Saneamento” da literatura infanto-juvenil: o esforço do CPOE e da Revista do Ensino (RS)
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3748.2015.2.19692Keywords:
Literatura infanto-juvenil, Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais, Revista do EnsinoAbstract
Este artigo tem por objetivo discutir o esforço feito pela Comissão Especial de Estudo e Classificação de Publicações Periódicas do Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais (CPOE) e pela Revista do Ensino de estabelecer um “saneamento” da literatura infantil e juvenil durante a década de 1950 no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados a partir de documentos oficiais (Boletins, Decretos e Leis) e da imprensa pedagógica (exemplares da Revista do Ensino). A análise dessa experiência permitiu identificar formas de controle, disciplinamento e normatização da leitura e dos leitores em um período recente da História da Educação gaúcha. Além disso, os resultados apontam para o desenvolvimento de uma postura de vigilância em relação aos livros e as revistas que poderiam influenciar a ‘formação moral’ das gerações mais jovens. Inspiradas em um discurso que evocava como palavras-chave Escola, Família, Igreja e Estado foram adotadas estratégias de difusão de alguns impressos como as obras da Condessa de Ségur e estratégias de rejeição de outros como as revistas em quadrinhos “Tarzan” e “Capitão Marvel”.
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