O CINEMA E O DECLÍNIO DO SAMURAI: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O HERÓI HOLLYWOODIANO E O NIPÔNICO
Keywords:
Cinema. Samurai. História.Abstract
O espectador ocidental ao se deparar com um filme sobre samurais, evidenciados enquanto guerreiros japoneses responsáveis inicialmente pela manutenção da ordem no Japão feudal no século XII, conhecidos pela sua bravura, perícia em artes marciais e forte hierarquia social dando, inclusive, a própria vida para salvar seu Daimio, seu senhor, cria, geralmente, certa deturpação da realidade social dessa camada da população nipônica. Esse senso comum, muitas vezes, motivado por filmes que tratam desse tema, dependendo da ótica escolhida pelo diretor/roteirista pode impor sua visão de mundo acerca dos samurais, constituindo um novo discurso e interpretação histórica que se sobrepõe ao discurso histórico tradicional. Para a realização deste estudo foram utilizados como objetos de análise dois longas metragens produzidos em um mesmo período cinematográfico, mas em espaços culturais distintos: O Samurai do Entardecer (2002), filme do japonês Yôji Yamada e O Último Samurai (2003) obra hollywoodiana dirigida por Edward Zwick. Evidencia-se nos filmes a preocupação na ambientação do espaço físico e histórico, bem como na construção e no tratamento dado ao herói. O retrato do século XIX é tratado de forma ambivalente nos filmes. O oriental prima por tratar da transição do fim do Shogunato à instauração da Era Meiji, enquanto o filme norte-americano opta por já apresentar a decadência do samurai no início dessa era e o processo acelerado de ocidentalização do Japão. Na presente pesquisa, visou-se trabalhar a visão dada aos samurais através do cinema realizando-se um estudo comparado entre um filme norte americano e um japonês. Nossa opção foi a de concentrar a análise na constituição do herói enquanto agente histórico do processo de transformação social evidenciado nos filmes, analisando os diferentes enfoques dados ao samurai, bem como suas normas de conduta, o espaço histórico-social e características de constituição de sua representação imagética.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-10-18
How to Cite
de Souza, G. N. (2014). O CINEMA E O DECLÍNIO DO SAMURAI: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O HERÓI HOLLYWOODIANO E O NIPÔNICO. Oficina Do Historiador, 1921–1934. Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/oficinadohistoriador/article/view/19049
Issue
Section
Artigos
License
Copyright
The submission of originals to Oficina do Historiador implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Oficina do Historiador as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.