UMA HISTÓRIA DOS PIRATAS: O PRINCÍPIO DA CONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO DO PIRATA CARIBENHO QUE POVOA O IMAGINÁRIO POPULAR CONTEMPORÂNEO
Keywords:
Pirata. Estereótipo. Ficção.Abstract
A construção do estereótipo do pirata caribenho se constrói com a ação de diversos veículos culturais de massa como cinema, literatura, séries televisivas, entre outros. Porém, é possível realizar um trabalho que identifique em que momento se deu o ponto de partida para que se realizassem essas construções. É neste objetivo que este artigo concentra seus esforços, voltando seu enfoque para uma obra oriunda do século XVIII. Tal obra possui um número interessante de peculiaridades que se estendem desde a identificação de seu verdadeiro autor, passam pelos diversos títulos atribuídos por cada editor e terminam nos objetivos pelos quais a mesma foi idealizada e na não concretização destes. Trata-se do livro A General HistoryofthePirates, que recebe em suas duas edições brasileiras os títulos de Uma História dos Piratas (2008) e Piratas: Uma História dos Roubos e Crimes de Piratas Famosos. Tais publicações dos mesmos textos divergem quanto a sua autoria, se escritos por Daniel Defoe ou pelo misterioso Capitão Charles Johnson do qual não se tem registros históricos. O caminho é analisado de forma breve, porém, procura exemplificar, com obras que partem do século XIX e se difundem popularizando o pirata como personagem de diversas produções contemporâneas.Downloads
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Published
2014-10-17
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Martins da Costa, N. (2014). UMA HISTÓRIA DOS PIRATAS: O PRINCÍPIO DA CONSTRUÇÃO DO ESTEREÓTIPO DO PIRATA CARIBENHO QUE POVOA O IMAGINÁRIO POPULAR CONTEMPORÂNEO. Oficina Do Historiador, 1669–1682. Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/oficinadohistoriador/article/view/18979
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Artigos
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