APRENDER-FAZENDO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZES E SAPATEIROS (PELOTAS, 1960-2014).
Keywords:
História oral. Trabalho. Sapateiros.Abstract
Os sapateiros ainda podem ser vistos nas ruas do centro da cidade de Pelotas, contudo seu espaço laboral é módico e a maioria limita-se aos consertos. Nesta oportunidade vamos discorrer sobre a aprendizagem, aspecto fundamental para compreender como se formavam novos sapateiros, costume que foi impactado conforme se popularizavam as leis trabalhistas e avançava a fragmentação do processo produtivo. A metodologia utilizada é a História oral temática, pois buscamos apreender experiências e o cotidiano fabril, assim como a interpretação dos narradores sobre as mudanças econômicas e sociais que interferiram em seus empreendimentos. É a partir destas fontes que o artigo busca analisar as mudanças em relação ao “aprender-fazendo” e seu impacto processo de reprodução dessa categoria profissional na cidade de Pelotas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-10-17
How to Cite
Scheer, M. I. (2014). APRENDER-FAZENDO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZES E SAPATEIROS (PELOTAS, 1960-2014). Oficina Do Historiador, 233–246. Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/oficinadohistoriador/article/view/18962
Issue
Section
Artigos
License
Copyright
The submission of originals to Oficina do Historiador implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Oficina do Historiador as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.