História da via férrea na zona sul de Porto Alegre
Palavras-chave:
Porto Alegre, Estrada de Ferro, Trenzinho da Tristeza.Resumo
No final do século XIX foi aberta, pela Intendência Municipal de Porto Alegre, a primeira e única via férrea que viria a interligar alguns bairros da Zona Sul da cidade. Também chamada de Estrada de Ferro do Riacho, porque se situava à beira do Arroio Dilúvio, a linha do trem chegou a ter quase catorze quilômetros de extensão, desde o seu início na Estação Ildefonso Pinto no Centro, até seu final de linha no Balneário da Pedra Redonda, em Ipanema. O presente estudo pretendeu não só apresentar um histórico acerca desta ferrovia como também ilustrar momentos de Porto Alegre Antigo, com seus arrabaldes margeados pelas águas do Guaíba e atendidos pela locomotiva mais conhecida como “O Trenzinho da Tristeza”.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Oficina do Historiador implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Oficina do Historiador como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.