Ironia e paródia

O olhar crítico do narrador em História do cerco de Lisboa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2022.1.43047

Palavras-chave:

História do cerco de Lisboa, Ironia, Paródia, Narrador, Romance histórico contemporâneo

Resumo

Este artigo é um estudo sobre História do cerco de Lisboa (2011), do escritor José Saramago. O objetivo é estabelecer relações entre a obra literária e a teoria da ironia e da paródia. Buscamos, pois, destacar aspectos dessas categorias na composição da narrativa, considerando o papel crítico do narrador na reconstrução dos acontecimentos historiográficos. A partir da consideração deste romance como uma metaficção historiográfica, constatamos que, tanto através da mobilização da ironia, como por meio da paródia, é construído na narrativa um dizer crítico criado a partir da ficção em oposição a um discurso histórico cristalizado, considerado como único e absoluto, a História da Tradição. Respaldamo-nos em vários estudos que se voltam para a ironia e a paródia no romance histórico contemporâneo, desenvolvendo nossa leitura a partir do método da crítica textual, por meio de uma pesquisa bibliográfica de base interpretativa. Para embasar as nossas reflexões, trouxemos como aporte teórico, dentre outros, Linda Hutcheon (1989, 1991), Maria de Fátima Marinho (1999), Brandão (1945) e Eduardo Calbucci (1999). Com isso, elucidamos alguns aspectos que mostram como o romance histórico contemporâneo História do cerco de Lisboa (2011) faz a sua releitura da História.

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Biografia do Autor

Aldinida Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, PB, Brasil.

Doutora em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN; pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC), em Coimbra, Portugal. Professora permanente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, PB, Brasil; professora associada I, no Departamento de Letras do Centro de Humanidades da UEPB. Pesquisadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Universidade de Nova de Lisboa, Portugal.

Ana Flávia da Silva Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, PB, Brasil.

Mestranda em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (PPGLI/UEPB), em Campina Grande, PB, Brasil. Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Monteiro, PB, Brasil. Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Monteiro, PB, Brasil. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos (GIELLus/CNPq). Professora da Rede Estadual de Pernambuco, em Sertânia, PE, Brasil.

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Publicado

2022-10-19

Como Citar

Medeiros, A. ., & Oliveira, A. F. da S. (2022). Ironia e paródia: O olhar crítico do narrador em História do cerco de Lisboa. Navegações, 15(1), e43047. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2022.1.43047

Edição

Seção

Dossiê