Diálogos de além-mar: um artigo inédito de José de Alencar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2015.2.23303Palavras-chave:
José de Alencar, Artigo inédito, Augusto Emilio Zaluar, Dores e Flores (1851).Resumo
O texto apresenta um artigo inédito do escritor romântico brasileiro José de Alencar, publicado em 1851 no jornal Correio Mercantil. Em linhas gerais, o artigo de Alencar é um estudo crítico-biográfico do livro Dores e Flores (1851), do poeta português Augusto Emílio Zalaur.
*********************************************************************************************************************************************************************************************************************
Overseas dialogues: a unique article by José de Alencar
Abstract: The paper presents a unique article of the Brazilian romantic writer José de Alencar, published in 1851 in the newspaper Correio Mercantil. Generally speaking, Alencar’s article is a critical-biographical study of the book Aches and Flowers (1851), written by the Portuguese poet Augusto Emilio Zalaur.
Keywords: José de Alencar; a unique article; Augusto Emilio Zaluar; Aches and Flowers (1851).
Downloads
Referências
ALENCAR, José de. Ficção completa e outros escritos. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1958. v. 1.
MENEZES, Raimundo de. José de Alencar: literato e político. Rio de Janeiro: Livros Técnicos Científicos, 1977.
SILVA, Inocêncio Francisco da. Dicionário Bibliográfico Português, Lisboa: Imprensa Nacional, 1860, tomo V.
ZALUAR, Augusto Emilio. Dores e flores. Rio de Janeiro: Tipografia de F. de Paula Brito, 1851.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Navegações implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Navegações como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.