Corpus mobile: uma descida aos confins do humano com Gonçalo M. Tavares
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2014.2.17089Palavras-chave:
Corpo, Movimento, Deformação, Fragmento, AnimalidadeResumo
Estabelecendo um corte radical entre o homem e o animal, a tradição ocidental foi-nos ensinando, durante séculos, a lutar contra o animal que existe dentro de cada um de nós, reprimindo severamente a misteriosa e temível animalidade que nos habita. No entanto, o olhar interrogativo do humano sobre a sua animalidade latente ou refreada tem adquirido uma força renovada na literatura dos últimos anos. Gonçalo M. Tavares, com o seu livro animalescos (2013), faz parte desses escritores contemporâneos que cada vez mais se interrogam e refletem sobre o lado bestial do homem. Pretende-se, pois, com este estudo proceder a leitura crítico-interpretativa de animalescos, de modo a acompanhar o percurso narrativo do escritor português na sua viagem aos confins do humano, durante a qual se cruzará com Francis Bacon e Gilles Deleuze, numa perscrutante auscultação da alma humana e desvendamento do espírito animal do homem.
************************************************************************************************************************************************************************************************************
Corpus mobile: A descent into the confines of the human with Gonçalo M. Tavares
Abstract: By introducing a radical divide between man and animal, western tradition has for centuries indoctrinated us to struggle against the animal that inhabits each one of us and severely repress the mysterious and fearful animality haunting every human being. The inquisitive outlook of man on his latent or repressed animality has acquired renewed relevance in the literature published over the last few years. Gonçalo M. Tavares, especially with the fragment collection entitled animalescos (2013), can duly be included in the class of contemporary writers who enquire and reflect on man’s beastly essence. In this article, we seek to provide a critical interpretation of animalescos, so as to follow the author’s descent into the confines of the human. In the course of such journey he will come across Francis Bacon and Gilles Deleuze and will provide a thorough survey of the human soul while unveiling man’s animal nature.
Keywords: Body; Movement; Deformation; Fragment; Animality
Downloads
Referências
CANTINHO, Maria João. (2004). Gonçalo M. Tavares. Disponível em: <http://www.storm-magazine.com/novodb/index.htm>. Acesso em: 6 jan. 2014.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Capitalisme et schizo-
phrénie. Mille Plateaux. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.
DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos: textos e entrevistas (1953-1974). São Paulo: Iluminuras, 2008.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Logique de la sensation. Paris: Éditions du Seuil, 2002.
DELEUZE, Gilles. Logique du sens. Paris: Les Éditions de Minuit, 1969.
FOUCAULT, Michel. Histoire de la folie à l’âge classique. Paris: Éditions Gallimard, 1972.
HELDER, Herberto. Photomaton & Vox. Lisboa: Assírio e Alvim, 2006.
LEIRIS, Michel. Francis Bacon. Barcelona: Ediciones Polígrafa, 1987.
LUCAS, Isabel. (2013), A literatura é uma investigação que não termina. Disponível em: <http://ipsilon.publico.pt/livros/entrevista.aspx?id=328998>. Acesso em: 6 jan. 2014.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina. Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 1991.
SOUSA, Carlos Mendes de. Clarice Lispector: figuras da escrita. 1999. 708 p. Tese (Doutorado em Ciências da Literatura) – Universidade do Minho, Braga, 1999.
TAVARES, Gonçalo M. animalescos. Lisboa: Relógio d’Água, 2013.
TAVARES, Gonçalo M.Biblioteca. Porto: Campo das letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Navegações implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Navegações como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.