O cronótopo do hotel e a formação da memória em O retorno, de Dulce Maria Cardoso
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2014.1.15566Palavras-chave:
Memória, Literatura pós-colonial, Retornados, Cronótopo, HotelResumo
Neste artigo analisam-se os processos narrativos que dão conta da formação da memória, em articulação com o cronótopo do hotel, na obra O retorno, de Dulce Maria Cardoso. Discute-se, através da figura da repetição e dos seus desdobramentos retóricos, a negociação e o conflito entre vários discursos, espaços e tempos expostos no relato do protagonista Rui, que constata a impossibilidade de retornar, simultaneamente, ao passado e a Portugal, através do questionamento dos limites da linguagem. Procura-se ainda demonstrar como o paradoxo de voltar a um lugar/tempo que já não existe é amplificado na estadia no hotel, o microcosmos que dá corpo à experiência da espera e do trânsito dos retornados entre a partida das ex-colónias e o início de uma nova vida na metrópole. ***************************************************** The hotel chronotope and the formation of memory in O retorno by Dulce Maria Cardoso This article focuses on the narrative features addressing the formation of memory, in relation to the hotel chronotope, in O retorno, by Dulce Maria Cardoso. Through the analysis of repetition and its rhetoric variations, it examines the negotiation and the conflict underlying the several textual, spatial and temporal issues exposed in the account of its protagonist Rui, who realizes the impossibility of returning to the past and, at the same time, to Portugal, by questioning the limits of language and discourses. It aims to demonstrate how the paradox of returning to a place /time that no longer exists is amplified in the stay at the hotel, the microcosm shaping the experience of waiting and of being in transit went through by the retornados, while leaving the ex-colonies and starting a new life at the metrópole. Keywords: Memory; Postcolonial literature; Retornados; Chronotope; Hotel
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