Duplicidade do olhar em Nove noites (2002), de Bernardo Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2014.2.16449Keywords:
Literatura brasileira, Pós-colonialismo, Hibridismo cultural, Multiculturalismo, Bernardo CarvalhoAbstract
Nove noites (2002) é um dos romances mais premiados dentro do conjunto de obras publicado por Bernardo Carvalho. O romance é uma intervenção ficcional sobre o mistério que se formou em torno da morte do estudante de antropologia americano Buell Quain. Este fato aconteceu em 1939 quando Quain estava fazendo uma pesquisa entre os índios brasileiros Krahôs, no interior do Mato Grosso. O ensaio é uma leitura deste romance na qual se focaliza a relação entre os modos de constituição da realidade e da ficcionalidade. Os recursos retóricos mais próximos de um discurso realista (as cartas, as reportagens jornalísticas, etc.) funcionam, nesta narrativa, de forma paradoxal: em vez de construírem uma representação transparente da realidade, tais recursos ajudam a desmistificar os discursos de “verdade”, apontando para o caráter simbólico de todo processo representativo.
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Duplicity look in Nove noites (2002), by Bernardo Carvalho
Abstract: Nove Noites (2002) is one of the most important novels published by Bernardo Carvalho. The novel is a fictional account of the mystery surrounding the death of the American Buell Quain, an anthropology student who killed himself among the Krahô indians, in Mato Grosso, in 1939. This essay is a close reading of the novel and seeks to highlight the relationship between reality and fictionality. The rhetorical devices closer to a realistic discourse (letters, newspaper articles, etc.) work in this narrative in a paradoxical way: instead of producing a transparent representation of reality, such features help to demystify the “truth” discourses, pointing to the subjective character of any representative process.
Keywords: Brazilian literature; Representation; Cultural hybridism; Multiculturalism
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