Imagens da mulher chinesa na obra A China Fica ao Lado de Maria Ondina Braga
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2020.1.36675Palavras-chave:
Imagem, Mulher chinesa, Macau, O OutroResumo
Este artigo tenciona apresentar uma análise das figurações femininas chinesas, do estatuto familiar e social da mulher e da sua luta pela emancipação sobretudo em Macau. Maria Ondina Braga, que viveu neste território há anos, configurou na sua obra A China Fica ao Lado imagens de mulheres chinesas. A obra permite-nos olhar para uma evolução da importância da presença feminina das décadas 40 a 60 do século XX. Atendendo aos pressupostos teóricos de Jean-Marc Moura, Álvaro Manuel Machado e Daniel-Henri Pageaux, no âmbito da imagologia, analisaremos o modo como a obra assume enquanto plataforma de construção de imagens das mulheres chinesas em Macau. Discutiremos, no seio de determinado imaginário social, a imagem se pode ou não converter em estereótipo. Reflectiremos que auto-imagem se transmite nesta obra. Quanto à situação das mulheres, será também trabalhado de acordo com as perspectivas enunciadas por Simon de Beauvoir.
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