ANÁFORA INDIRETA E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM REDAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Referenciação, Anáfora indireta, Construção de sentido.Resumo
Este artigo trata da referenciação, sobretudo daquela constituída implicitamente, ocorrida por anáforas indiretas, em produções textuais de alunos do Ensino Fundamental. Partindo dos estudos situados no campo da Linguística Textual, como fazem Mondada e Dubois (2003), Koch (2002, 2003, 2004, 2005, 2006), Marcuschi (2003, 2005, 2007) e Schwarz (2007), temos como objetivo analisar a contribuição das anáforas indiretas para a construção do sentido. O corpus desse trabalho constitui-se de trinta e cinco textos escritos por alunos da 8ª. série (atual 9º. ano), para análise desse processo. Considerando os dados analisados, os produtores de textos fazem uso de referências implícitas, levando o leitor/ouvinte a processar o sentido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-01-24
Como Citar
Rodrigues Júnior, H. (2011). ANÁFORA INDIRETA E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM REDAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Letrônica, 3(2), 71–80. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/7353
Edição
Seção
Artigos
Licença