O surgimento do romance psicológico e o retrato da vida interior
Palavras-chave:
processos psíquicos, fluxo de consciência, monólogo interiorResumo
A proposta deste trabalho literário é o estudar romances de introspecção através da análise da percepção interior e dos sentimentos em relação ao vivido. A finalidade deste estudo também é traçar afinidades e diferenças entre o modo de narrar tradicional, de caráter épico, e o modo de narrar intimista, exemplificando o processo de interiorização de personagens em alguns romances brasileiros publicados em épocas distintas (do período de 1880 até 1940). Portanto, foi selecionado para essa análise o romance O Ateneu (1888), de Raul Pompéia e Angústia (1936), de Graciliano Ramos. Dessa forma, ambas narrativas são colocadas em contraste ao passo que se traçam semelhanças entre elas no que diz respeito à introspecção dos protagonistas que estão inseridos nessas obras ficcionais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.