A escrita de si ou uma análise metaficcional de <i>A hora da estrela</i>

Autores

  • Lílian Virgínia Pôrto UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Letícia Costa e S. Ferro UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Palavras-chave:

Metaficção, auto-reflexão, A Hora da estrela, Clarice Lispector

Resumo

Neste trabalho, buscamos refletir sobre a escrita metaficcional do romance A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector, enfatizando a trajetória narrativa de seu narrador-personagem que contando-nos a história, conta-nos sobre si mesmo. Para tanto, partiremos da teoria de Linda Hutcheon (1984) a respeito da auto-referencialidade do texto literário com o intuito de mostrar que há, na obra citada, uma preocupação com a estrutura teórico-literária, sendo a auto-consciência e a auto-reflexão aspectos que permeiam a produção do romance supracitado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lílian Virgínia Pôrto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestre em Literaturas francesa e francófonas pela University of Saskatchewan, Canadá; doutoranda em Estudos Literários na Universidade Federal de Goiás e bolsista CAPES.

Letícia Costa e S. Ferro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Co-autora: mestranda em Letras e Lingüística/ Área de concentração: Estudos Literários, na Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2009-07-29

Como Citar

Pôrto, L. V., & Ferro, L. C. e S. (2009). A escrita de si ou uma análise metaficcional de <i>A hora da estrela</i>. Letrônica, 2(1), 330–340. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/5083