Fatores intervenientes no letramento de crianças antes do ensino formal
Palavras-chave:
leitura, escrita, consciência fonológica, memória fonológicaResumo
O trabalho relatado aqui investigou crianças precocemente letradas no período pré-escolar. O objetivo foi identificar e analisar aspectos comuns entre aquelas que adquiriram a leitura e a escrita antes dos demais colegas. Para tanto, cinco turmas da educação infantil que antecedem o ensino formal foram investigadas. Num universo de 83 alunos, apenas 11 sujeitos já estavam praticamente dominando a leitura e a escrita, o que correspondeu a 13, 25%. Fatores extrínsecos e intrínsecos possivelmente ligados a essa precocidade foram descritos e analisados. Entre esses fatores constam: o contato das crianças com a escrita na família e na escola, a consciência fonológica e a memória fonológica imediata. Os dados obtidos através da coleta foram descritos, comparados e analisados, tanto quantitativa como qualitativamente, a fim de levantar aspectos comuns entre os sujeitos envolvidos e apontar alguns caminhos ligados à estimulação da consciência fonológica e da memória fonológica durante a Educação Infantil. Além disso, a pesquisa também reafirma a importância da convivência da criança em um ambiente rico em possibilidades de leitura e escrita.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.