Mulheres multitarefas

sentidos em curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2024.1.46229

Palavras-chave:

mulheres multitarefas, divisão sexual do trabalho, discursos, ideologia, sentidos

Resumo

Este artigo busca analisar os efeitos de sentido da formulação “mulheres multitarefas”, com o intuito de refletir sobre o movimento de construção e desconstrução de discursos sobre divisão sexual do trabalho. Para tanto, lançamos as seguintes questões: (i) Como transitam os sentidos sobre divisão sexual do trabalho, a partir da qual se classificam as atividades laborativas de acordo com o gênero, numa dada formação discursiva atravessada pela ideologia patriarcal e de classes?; (ii) quais efeitos de resistência promovem a deriva de sentidos naturalizados socialmente? A presente reflexão se apoia na perspectiva teórico-metodológica da análise do discurso pecheutiana, que tem como objeto histórico-ideológico o discurso, cuja materialidade específica é a língua. É a partir do trabalho de descrição e interpretação proposto por essa teoria materialista que buscamos compreender o funcionamento discursivo da formulação “mulheres multitarefas” em circulação na mídia digital, mais especificamente na revista Cláudia on-line. Com base na análise de três sequências discursivas, apontamos que os sentidos de/sobre “mulheres multitarefas” desfilam valores promovidos pelo capitalismo – que encobrem a exploração da classe trabalhadora, por meio da exaltação do trabalho excessivo como indicativo de capacidade intelectual e física –, mas também comportam a possibilidade de resistência.

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Biografia do Autor

Maria do Rosario Alves Leite, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Recife, Pernambuco, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras (UFPE), mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Literatura Infantojuvenil pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e licenciada em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco. Professora das redes públicas municipal de Recife/PE e estadual de Pernambuco. Realiza pesquisa sobre gênero e discurso jurídico, relações de gênero e educação, defesa dos direitos da mulher e políticas públicas, sob a ótica da análise materialista do discurso.

Fernanda Correa Silveira Galli, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Recife, Pernambuco, Brasil.

Graduada em Letras pela Unesp/Assis (1997), mestra em Letras – Filologia e Linguística Portuguesa pela Unesp/Assis (2002), doutora em Linguística Aplicada pelo IEL/Unicamp (2008), com estágio-sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2007), pós-doutora em Ciência da Informação e Comunicação pela FFCLRP/ USP (2012) e em Estudos Linguísticos pelo Ibilce/Unesp (2018). Desenvolve pesquisas no campo da análise do discurso de linha francesa, mais especificamente sobre discursos na/da contemporaneidade, arte, tecnologias, mídias digitais.

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Publicado

2024-12-04

Como Citar

Alves Leite, M. do R., & Correa Silveira Galli, F. (2024). Mulheres multitarefas: sentidos em curso. Letrônica, 17(1), e46229. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2024.1.46229

Edição

Seção

DOSSIÊ: CONTRADISCURSOS DE RESISTÊNCIA EM DIFERENTES AMBIENTES DE INTERAÇÃO