Representações de feminilidade e masculinidade em um desenho animado brasileiro

uma análise semiótica do episódio “Fúria e poder sobre rodas” (Irmão do Jorel, 2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2024.1.46135

Palavras-chave:

Desenho animado, semiotica discursiva, Irmão do Jorel, sincretismo

Resumo

É fundamental nos dias de hoje saber ler e produzir sentido a partir das imagens em movimento e dos textos sincréticos, aqueles constituídos por diversas linguagens, presentes no nosso cotidiano. Por conta disso, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre as representações de feminilidade e masculinidade na infância em um desenho animado brasileiro que tem como principais personagens crianças. Para tal, foi realizada a análise de um episódio da série Irmão do Jorel (2014), a partir da semiótica discursiva e do seu desdobramento, a semiótica sincrética. A análise apresentada neste artigo do episódio “Fúria e poder sobre rodas” tem como origem uma dissertação, mas a discussão foi ampliada para refletir especificamente sobre a representação de feminilidade e masculinidade presente na produção audiovisual.

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Biografia do Autor

Júlia Soares Martini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professora dos Anos Iniciais na rede Municipal de Porto Alegre. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Bolsista CNPq), orientada pela professora Dra. Analice Dutra Pillar. Licenciada em Pedagogia (UFRGS). Pesquisadora vinculada aos grupos Gearte/PPGEDU/CNPq (Grupo de Pesquisa em Educação e Arte) e ao GPED/UFRGS (Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento). Também faz parte do projeto de pesquisa “Acervos literários de programas públicos para o fomento da leitura (PNBE, PNLD): Educação literária e compreensão em leitura nos anos iniciais do ensino fundamental”, que tem como pesquisador responsável a professora Dra. Marília Forgearini Nunes.

Analice Dutra Pillar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

É professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Artes na Facultad de Bellas Artes da Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (Gearte/UFRGS/CNPq). Editora-Chefe da Revista Gearte da UFRGS. Atua como professora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS, orientando mestrado e doutorado na área de Educação e Artes Visuais. Tem experiência nas áreas de Educação e de Artes, com ênfase no ensino de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, artes visuais, leitura da imagem, produções audiovisuais, mídia televisiva e infância.

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

Soares Martini, J., & Dutra Pillar, A. (2024). Representações de feminilidade e masculinidade em um desenho animado brasileiro: uma análise semiótica do episódio “Fúria e poder sobre rodas” (Irmão do Jorel, 2014). Letrônica, 17(1), e46135. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2024.1.46135

Edição

Seção

Dossiê: Estas não são histórias para crianças – representações da infância na literatura, no audiovisual e nas artes