A Compreensão do Sentido Inscrito em <i>Making a Difference</i>
Palavras-chave:
Teoria da Argumentação na Língua, Teoria dos Blocos Semânticos, Polifonia, Leitura, Língua Inglesa.Resumo
Objetiva-se apresentar a análise de um discurso em língua inglesa pela Teoria da Argumentação na Língua (ANL) de Oswald Ducrot e colaboradores. Para a realização do presente trabalho, escolheu-se o discurso Making a difference de um livro didático de ensino médio. Para a análise, são identificados os encadeamentos argumentativos que o constituem, suas unidades de sentido, com base em conceitos da segunda fase da ANL (Polifonia) e do terceiro momento (Teoria dos Blocos Semânticos). Conclui-se o trabalho com algumas considerações sobre a construção do sentido no discurso, a qual se realiza pelos elementos lingüísticos e é produzida por um locutor para um interlocutor. Este trabalho oferece subsídios teóricos para os estudos do discurso e complementa análises realizadas à luz de outras teorias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.