Um [ˈwapiʃ] / uma [bisiˈkwɛtɐ] e uma [fɨˈloɾ] de [pɐstiˈsinɐ]

Dados sobre a aquisição da lateral alveolar por crianças portuguesas com desenvolvimento típico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.42741

Palavras-chave:

Lateral, Aquisição fonológica, Desenvolvimento típico, Fonologia, Português Europeu

Resumo

O estatuto da lateral /l/ em português europeu (PE), bem como a forma como este segmento é adquirido pelas crianças portuguesas, tem sido assunto de interesse para investigadores e clínicos, nos últimos tempos. Este trabalho tem como principais objetivos apresentar dados de produção infantil extraídos do corpus Ramalho-EP (taxas de sucesso e estratégias de reconstrução mais produtivas) e refletir, à luz da teoria fonológica e de dados de aquisição já disponíveis para o PE, sobre as várias propostas teóricas para a representação de /l/ neste sistema. Os resultados registam aquisição dependente da complexidade da estrutura silábica (foi registada a tendência de aquisição Ataque simples >> Coda >> Ataque ramificado), embora /l/ não se encontre adquirido em nenhum dos constituintes silábicos, registando-se taxas de acerto inferiores a 76%. As produções preferenciais [w, ʋ] para o alvo /l/ são interpretadas como um indicador do processamento da lateral alveolar como [+contínuo], tal como proposto por Mateus e Andrade (2000) e contra Amorim e Veloso (2021). Paralelamente, estas variantes e a aquisição tardia de /l/ argumentam empiricamente a favor do traço [+aproximante] para a representação fonológica da lateral em PE, que substitui [+lateral] na proposta de Amorim e Veloso (2021).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria João Freitas, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Agregada em Linguística Portuguesa pela Universidade de Lisboa (UL), em Lisboa, Portugal. Doutora em Letras – Aquisição da Fonologia pela UL. Mestre em Linguística - Fonética e Fonologia pela Faculdade de Letras da UL. Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da UL e investigadora do Centro de Linguística da mesma universidade. 

Ana Margarida Ramalho, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Doutora em Linguística e Mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação pela Universidade de Évora. Pós-Graduada em Neuropsicologia e Reabilitação e Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Terapeuta da Fala, Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Saúde do Alcoitão e Investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

Jéssica Gomes, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Licenciada em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL); mestranda em Linguística na mesma instituição. Bolseira de investigação do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), em Lisboa, Portugal. 

Referências

AMORIM, Clara. Padrão de aquisição de contrastes do PE: a interação entre traços, segmentos e sílabas. 2014. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade do Porto, 2014.

AMORIM, Clara; VELOSO, João. Laterais do Português Europeu Contemporâneo: estruturação interna, robustez de traços e dados de aquisição. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, Lisboa, v. 8, p. 1-9, 2021. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a1.

ANDRADE, Ernesto d’. Aspects de la phonologie (générative) du Portugais. Lisboa: INIC, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, 1977.

ANDRADE, Amália. On /l/velarization in european portuguese. International Congress of Phonetic Sciences, 1999. p. 543–546.

ANDRADE, Amália. Variação fonética de /l/ em ataque silábica em Português europeu. In: ENCONTRO NACIONAL DA APL, 13., 1997, Lisboa. Actas [...]. Lisboa: Colibri, 1997. p. 55-76.

BAPTISTA, Ana. O desenvolvimento fonológico de crianças com otites médias com derrame: estudo longitudinal. 2015. Tese (Doutoramento em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015.

BENHARDT, Barbara; STEMBERGER, Joseph. Handbook of Phonological Development From the Perspective of Constraint-Based Nonlinear Phonology. San Diego: Academic Press, 1998.

BISOL, Leda. Introdução a Estudos da Fonologia do Português Brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

BROWN, Cynthia; JOHN, Mathews. The role of feature geometry on the development of phonemic contrasts. In: HANNAHS, Stephen; YOUNG-SCHOLTEN, Martha (org.). Focus on phonological acquisition. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1997. p. 67-112.

CORREIA, Susana. A Aquisição da Rima em Português Europeu. Ditongos e Consoantes em Final de Sílaba. 2004. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2004.

CLEMENTS, George Nick. The role of features in speech sound inventories. In: RAIMY, Eric; CAIRNS, Charles (org.). Contemporary views on architecture and representations in phonological theory. Cambridge: MIT Press, 2009. p. 19-68.

CHOMSKY, Noam. Knowledge of Language: its Nature, Origin and Use. New York: Praeger/Greenwood Press, 1986.

COSTA, Teresa. The Acquisition of the Consonantal System in European Portuguese: Focus on Place and Manner Features. 2010. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.

FIKKERT, Paula. On the acquisition of prosodic structure. Leiden: HIL, 1994.

FIKKERT, Paula. Acquiring phonology. In: de LACY, Paul (org.). Handbook of phonological theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. p. 537–554.

FIKKERT, Paula. Developing representations and the emergence of phonology: evidence from perception and production. In: FOUGERON, Cécile; KÜHNERT, Barbara; d’ IMPERIO, Mariapaola; VALLÉE, Nathalie (org.). Laboratory Phonology 10. Berlin/New York: De Gruyter, 2010. p. 227-258.

FIKKERT, Paula; LEVELT, Clara. How does place fall into place? The lexicon and emergent constraints in children’s developing grammars. In: AVERY, Peter; DRESHER, Elan; RICE, Keren (org.). Contrast in Phonology: Theory, Perception, Acquisition. Berlin: Mouton de Gruyter, 2008. p. 231-268.

FIKKERT, Paula; FREITAS, Maria João. Allophony and allomorphy cue phonological development: evidence from the European Portuguese vowel system. Journal of Catalan Linguistics, Barcelona, v. 5, p. 83-108, 2006.

FREITAS, Maria João. The acquisition of Onset clusters in European Portuguese. Probus, Berlin/New York, v. 15, p. 27-46, 2003.

FREITAS, Maria João. Aquisição da Estrutura Silábica em Português Europeu. 1997. 402 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa.

GIRELLI, Carl Anthony. Brazilian Portuguese Syllable Structure. 1988. Tese (Doutorado em Linguística), University of Connecticut, Connecticut, 1988.

GOAD, Heather; ROSE, Yvan. Input elaboration, head faithfulness and evidence for representation in the acquisition of left-edge clusters in West Germanic. In: Kager, René; PATER, Joe; ZONNELVELD, Wim (org.). Constraints in phonological acquisition. Cambridge: CUP, 2004. p. 109-157.

GUIMARÃES, Isabel; BIRRENTO, Carina; FIGUEIREDO, Catarina; FLORES, Cristiana. Teste de Articulação Verbal. Lisboa: Oficina Didática, 2014.

GUERREIRO, Huguette. Processos fonológicos na fala da criança de cinco anos. 2007. 249 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Fala) – Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2007.

HEDLUNG, Gregory; ROSE, Yvan. Phon 3.1 Computer Software. [S. l.], 2020. Disponível em: https://phon.ca.Acesso em: 3 out. 2022.

JAKOBSON, Roman. Child Language, Aphasia and Phonological Universals. The Hague & Paris: Mouton, 1968.

KIPARSKY, Paul; MENN, Lise. On the acquisition of phonology. In: NEWMEYES, Frederick. Language learning and thought. New York: Academic Press, 1977. p. 47-78.

LADEFOGED, Peter; MADDIESON, Ian. The Sounds of the World’s Languages. Oxford: Blackwell, 1996.

LADEFOGED, Peter. A Course in Phonetics. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1982.

LAMPRECHT, Regina Ritter et al. Aquisição fonológica do Português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LOUSADA, Marisa; ALVES, Dina; FREITAS, Maria João. Desenvolvimento atípico: aspetos fonéticos e fonológicos. In: FREITAS, Maria João; SANTOS, Ana Lúcia (org.). A aquisição da língua materna e não materna. Questões gerais e dados do Português. Textbooks in Language Sciences 3. Berlin: Language Science Press, 2017. p. 361-383.

MADDIESON, Ian. Lateral Consonants. Leipzig: Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology, 2013.

MARQUES, Isabelle. Variação Fonética da Lateral Alveolar no Português Europeu. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Fala e da Audição) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2010.

MARTINS, Paula. Ressonânsia magnética em estudos de produção de fala. 2014. Tese (Doutorado em Ciências e Tecnologias da Saúde) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2014.

MARTINS, Paula; OLIVEIRA, Catarina; SILVA; Augusto; TEIXEIRA, António. Articulatory Characteristics of European Portuguese Laterals: a 2D & 3D MRI Study. In: JORNADAS EN TECNOLOGÍA DEL HABLA AND II IBERIAN SLTECH

WORKSHOP, 6, 2010, Vigo. Proceedings […]. Universidad de Vigo: Vigo, 2010. p. 33-36.

MATEUS, Maria Helena. Aspetos da Fonologia Portuguesa. Lisboa: INIC, 1975.

MATEUS, Maria Helena Mira; d’ ANDRADE, Ernesto. The Phonology of Portuguese. Oxford: Oxford University Press, 2000.

MATZENAUER‐HERNANDORENA, Carmen. Aquisição da Fonologia do Português. Estabelecimento de Padrões com base em Traços Distintivos. 1990. Tese (Doutorado em Linguística) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1990.

MENDES, Ana; AFONSO, Elisabete; LOUSADA, Marisa; ANDRADE, Fátima. Teste Fonético-Fonológico ALPE. Aveiro: Designeed, Lda, 2013.

MONTEIRO, Diana. Variação dialetal das laterais do português europeu. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Fala e da Audição) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2012.

MORALES-FRONT, Alfonso; HOLT, D. Eric. On the interplay of morphology, prosody and faithfulness in Portuguese pluralization. In: MARTÍNEZ-GIL, Fernando; MORALES-FRONT, Alfonso (org.). Issues in the phonology and morphology of the major Iberian languages. Washington, DC: Georgetown University Press, 1997. p. 393-437.

NOGUEIRA, Patrícia. Desenvolvimento fonológico em crianças dos 3 anos e 6 meses aos 4 anos e 6 meses de idade nascidas com baixo peso. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Fala) – Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2007.

OHALA, Diane. The influence of sonority on children’s cluster reductions. Journal of Communication Disorders, [S. l.], v. 32, 1999, p. 397-422. https://doi.org/10.1016/S0021-9924(99)00018-0.

OLIVEIRA, Catarina; MARTINS, Paula; TEIXEIRA, António; MARQUES, Isabelle; SÁ-COUTO, Pedro. An Articulatory and Acoustic Study of the European Portuguese /l/. In: INTERNATIONAL CONGRESS OF PHONETIC SCIENCES, 17., 2011, Hong-Kong. Proceedings […]. Hong-Kong: City University of Hong-Kong, 2011. p. 1538-1541.

PEREIRA, Rodrigo; RAMALHO, Ana Margarida; FREITAS, Maria João. O rato roeu a rolha: sobre a aquisição do rótico dorsal por crianças portuguesas com perfis típico e atípico. Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, Porto, v. 15, p. 135-162, 2020.

RAMALHO, Ana Margarida. Aquisição fonológica na criança: tradução e adaptação de um instrumento de avaliação interlinguístico para o português europeu. 2017. Tese (Doutoramento em Linguística) – Universidade Évora, Évora, 2017.

REIS, Joana. Dificuldades na produção da lateral alveolar do português europeu: a perceção dos terapeutas da fala. 2021. Dissertação (Mestrado em Terapia da Fala) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2021.

REIS, Tânia. A Avaliação Fonológica Na Perturbação dos Sons da Fala – Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes – Estudo de Caso. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018.

RENNICKE, Iiris; MARTINS, Pedro. Algumas considerações sobre as realizações fonéticas de /R/ em português europeu. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA, 28., 2012, Lisboa. Actas [...]. APL: Coimbra. p. 509-523.

RODRIGUES, Susana. Caracterização acústica das consoantes líquidas do Português Europeu. 2015. Tese (Doutoramento em Linguística) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015.

RODRIGUES, Susana; MARTINS, Fernando; SILVA, Susana; JESUS, Luís. /l/ velarisation as a continuum. PLoS ONE, São Francisco, Califórnia, v. 14, n. 3, p. 1-22, mar. 2019. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0213392.

RODRIGUES, Celeste. Consonantismo. In: RAPOSO, Eduardo; NASCIMENTO, Maria Fernanda Bacelar do; MOTA, Mária Antónia Coelho da; SEGURA, Luísa; MENDES, Amália; ANDRADE, Amália (org.). Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2020. p. 3333-3368.

ROSE, Yvan. Headedness and prosodic licensing in the L1 acquisition of phonology. 2000. Tese (Doutoramento em Linguística) – McGill University, Montréal, 2000.

SANTOS, Rita. Aquisição de grupos consonânticos e seu impacto nos desempenhos escritos no 1º Ciclo do Ensino Básico. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013.

VELOSO, João. Reavaliando o estatuto silábico das sequências Obstruinte + Lateral em Português Europeu. D.E.L.T.A – Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 127-158, 2006.

VELOSO, João. Da influência do conhecimento ortográfico sobre o conhecimento fonológico: Estudo longitudinal de um grupo de crianças falantes nativas do Português Europeu. 2003, Tese (Doutoramento em Linguística) – Universidade do Porto, Porto, 2003.

YAVAS, Mehmet; HERNANDORENA, Carmen; LAMPRECHT, Regina Ritter. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artmed, 1991.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

Freitas, M. J., Ramalho, A. M., & Gomes, J. (2022). Um [ˈwapiʃ] / uma [bisiˈkwɛtɐ] e uma [fɨˈloɾ] de [pɐstiˈsinɐ]: Dados sobre a aquisição da lateral alveolar por crianças portuguesas com desenvolvimento típico. Letrônica, 15(1), e42741. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.42741

Edição

Seção

Fonologia e Interfaces