O sentido argumentativo da condição
Palavras-chave:
Discurso, Argumentação, CondiçãoResumo
Este trabalho tem por objetivo explicar como é possível articular língua e fala na apreensão do sentido da expressão da condição na perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua (ANL), especificamente, da Teoria dos Blocos Semânticos, bem como, explicar e demonstrar como se dá o sentido argumentativo da condição. Observando o funcionamento da linguagem, por meio da articulação entre língua e fala, construto teórico e dado observável, buscamos introduzir um estudo de caráter semântico sobre o fenômeno lingüístico expressão da condição. Semântico pois, para tal estudo, o aparato teórico escolhido diz respeito à Semântica Argumentativa, que apresenta uma perspectiva inovadora, que busca essencialmente no domínio da palavra realizada, do discurso, compreender e explicar como as formas lingüísticas, ao serem enunciadas por um locutor, deixam de ser meras formas: unem-se e relacionam-se na construção de sentido. Por isso foi escolhida a ANL, visto que o objetivo concentra-se na explicitação do sentido da linguagem por ela mesma, tornando secundário o contexto externo para a compreensão do sentido. A ANL, mais especificamente a TBS, que constitui seu momento atual, fundamenta-se no pressuposto de que a argumentação é constitutiva da língua, fornecendo, dessa forma, as ferramentas necessárias para que essa compreensão do sentido seja efetivada: por meio de conceitos como argumentação externa e interna ao léxico e ao enunciado, e pela polifonia, na identificação dos enunciadores presentes no discurso e na relação do locutor com estes enunciadores. A ANL possibilita, ainda, o levantamento dos encadeamentos presentes no discurso na busca das argumentações realizadas pelo locutor, e na valorização da língua em uso, cuja palavra chave é relação. Na língua, nada se constrói de forma isolada, é apenas na relação entre palavras e entre frases que é possível enunciar toda a diversidade de sentidos imagináveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.