Contraste de perspectivas e projeção no tempo da façanha de Magalhães
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.41752Palavras-chave:
Fernão de Magalhães, circumnavegação da Terra, Antonio PigafettaResumo
A aventura da circumnavegação da Terra tem sido objeto de extensa pesquisa. Vários estudos oferecem perspectivas diferentes, entre as quais se destacam os seguintes: Magalhães, de Laurence Bergreen, que nos oferece um olhar extenso e documentado sobre a expedição; A primeira volta ao mundo, de José Luís Comellas García-Llera, que apresenta a particularidade de ser baseada em um excelente conhecimento do mundo marítimo pelo seu autor; A primeira volta ao mundo, 1519-1522, de Agustín Rodríguez González, em que a façanha é retratada tanto do ponto de vista náutico-científico quanto humano; e Fernão de Magalhães, de Ricardo Majo Framis, um estudo profundo da vida e das proezas de Fernão de Magalhães, que repercute na análise psicológica dos protagonistas, na situação na Espanha e em Portugal daquele momento, e que se baseia em duas fontes fundamentais — a visão de Antonio Pigafetta e a de Francisco López de Gómara. Finalmente, o trabalho do ilustre biógrafo austríaco Stefan Zweig, Magalhães, é admirável por sua capacidade de contextualização, riqueza de nuances e aprofundamento psicológico. O objetivo deste estudo é contrastar as perspectivas oferecidas pelos autores representantes dos valores da Renascença: Antonio Pigafetta e três dos cronistas mais destacados da época.
Downloads
Referências
ALBO, Francisco; ELCANO, Juan Sebastiá n de. Derrotero del Viaje de Magallanes-Elcano: Desde el Cabo de San Agustín, en el Brasil, hasta el Regreso a España de la Nao Victoria. Madrid: Guillermo Blá zquez, 2007.
BARROS, Joã o de. Ásia de João de Barros: Dos Feitos que os Portugueses Fizeram no Descobrimento e Conquista dos Mares e Terras do Oriente. Primeira Década. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa Da Moeda, 1988.
BERGREEN, Lawrence, et al. Magallanes: Hasta los Confines de La Tierra. Barcelona: Planeta, 2006.
BLAS ARITIO, Luís. La Primera Vuelta Alrededor Del Mundo: Así lo Contaron los Cronistas de Indias. Panamá: Ediciones Balboa, 2019.
COMELLAS GARCÍA-LLERA, José Luís. La Primera Vuelta al Mundo. Madrid: Ediciones Rialp, 2012.
FERNÁNDEZ DE OVIEDO Y VALDÉS, Gonzalo; PÉREZ DE TUDELA Y BUESO, Juan. Historia General y Natural de Las Indias. Madrid: Ediciones Atlas, 1992. T. I-V.
LÓPEZ DE GÓMARA, Francisco. Historia General de Las Indias. [S. l.]: Biblioteca Virtual Universal, 2003. Disponível em: https://biblioteca.org.ar/libros/92761.pdf. Acesso em: 14 ago. 2021.
MAJÓ FRAMIS, Ricardo. Fernando de Magallanes: El Gran Navegante. Revista Literaria Novelas y Cuentos, [S. l.], v. 28, n. 1331, p. 23-46, nov. 1956.
MÁRTIR DE ANGLERÍA, Pedro. Décadas del Nuevo Mundo. México: José Porrúa e Hijos, 1964. t. I-II.
O’GORMAN, Edmundo. La Idea del Descubrimiento de América, Historia de esa Interpretación y Crítica de sus Fundamentos. Ediciones de la Universidad Nacional Autó noma de Mé xico. México: Centro de Estudios Filosó ficos, 1951.
PIGAFETTA, Antonio. Primer Viaje Alrededor del Mundo. Crónicas de América, 12. Editor: Leoncio Cabrero. Madrid: Historia 16, 1985.
RODRÍGUEZ GONZÁ LEZ AGUSTÍN, Ramó n. La Primera Vuelta Al Mundo, 1519- 1522. Madrid: Edaf, 2018. DOI: https://doi.org/10.51743/cih.84
VALCÁRCEL MARTÍNEZ, Simón. Una Aproximación a Francisco López de Gómara. Caravelle, [S. l.], n. 53, p. 7-24, 1989. DOI: https://doi.org/10.3406/carav.1989.2404
ZWEIG, Stefan. Magallanes. Buenos Aires: Editorial Claridad, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letrônica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.