A violência do heterossexismo racializado em James Baldwin e Maya Angelou
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2022.1.40762Palavras-chave:
Literatura americana, James Baldwin, Maya AngelouResumo
A partir de dois personagens da literatura estadunidense serão discutidos temas como a solidão e violência de base heterossexista. Será possível visualizarmos a força da literatura de James Baldwin (2018) e Maya Angelou (2020) ao estabelecermos possíveis pontes analíticas com teóricas feministas negras como Patricia Hill Collins (2019) e bell hooks (2019, 2020). Em tempos de “Vidas negras importam”, os escritores em destaque têm um lugar garantido na luta incessante contra todos os tipos de opressão e através de personagens como Rufus Scott e Coleridge Jackson, James Baldwin e Maya Angelou (respectivamente) chamam a atenção para as encruzilhadas de opressões que podem se estabelecer nas relações interpessoais de pessoas negras.
Downloads
Referências
ANGELOU, Maya. Poesia completa. Tradução de Lubi Prates. Bauru, SP: Astral Cultural, 2020.
BALDWIN, James. Terra estranha. 1. ed. Tradução de Rogério Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
CONNELL, Robert. Políticas da masculinidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Educação e realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 185-206, jul./dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71725/40671. Acesso em: 6 jan. 2022.
CUSTÓDIO, Tulio. Per-vertido Homem Negro: reflexões sobre masculinidades negras a partir de categorias de sujeição. In: RESTIER, Henrique; SOUZA, Rolf Malungo de (org.). Diálogos contemporâneos sobre homens negros e masculinidades. São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2019. p. 131-161.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
FAUSTINO, Deivison. O pênis sem o falo: algumas reflexões sobre homens negros, masculinidades e racismo. In: ALTERMAN, Eva Blay (org.). Feminismos e masculinidades: novos caminhos para enfrentar a violência contra a mulher. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. p. 75-104.
HOOKS, Bell. E eu não sou uma mulher?: mulheres negras e feminismo. Tradução de Bhuvi Libanio. 2. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2020.
HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letrônica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.